Podcast Casos Forenses: novo episódio sobre incêndio no Edifício Joelma

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo acaba de lançar mais um episódio do podcast Casos Forenses, desta vez sobre o incêndio no Edifício Joelma. O programa aborda o dia da tragédia, suas causas, as consequências na justiça criminal, as mudanças legislativas que ocorreram posteriormente, depoimentos de sobreviventes e de especialistas. O Casos Forenses, que também tem a versão em vídeo, é uma produção do Museu e da Diretoria de Comunicação Social do TJSP.

Em 1º de fevereiro de 1974, o incêndio de grandes proporções atingiu o imóvel com 25 andares, no centro de São Paulo. As chamas começaram no 12º andar e rapidamente se alastraram pela construção. 180 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. Esse caso é considerado o segundo pior incêndio em arranha-céus, ficando atrás apenas do colapso das torres gêmeas, em Nova York, após o atentado terrorista em 11 de setembro de 2001. Cinco pessoas foram condenadas.

A história do incêndio no Edifício Joelma é narrada pelo locutor e intercalada com entrevistas do jornalista Milton Parron, primeiro repórter a chegar ao local no dia da tragédia; do capitão do Corpo de Bombeiros Ronaldo Ribeiro, especialista em proteção contra incêndios; e do juiz e professor especialista na área criminal Gláucio Roberto Brittes de Araújo, que falou da importância da atuação da perícia para elucidar as causas e responsabilidades, entre outros temas.

O podcast está disponível nas principais plataformas: Spotify e Apple. A versão em vídeo está no Youtube, com imagens do processo, fotos dos envolvidos e gravações das entrevistas.

 PODCAST CASOS FORENSES

O programa é um registro da história do Judiciário, de São Paulo e da sociedade brasileira, contada pelas páginas de processos emblemáticos. Crimes que mexeram com o país, julgados que marcaram a jurisprudência, casos midiáticos e de repercussão nacional. O projeto é inspirado em programas e séries true crime, gênero que ganhou a audiência dos brasileiros e relata os detalhes por trás dos crimes, investigações e julgamentos. O objetivo é utilizar esse estilo de produção, que desperta a curiosidade do público, para mostrar o trabalho da Justiça de São Paulo.

O programa foi o vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2024, que prestigia trabalhos das áreas de Comunicação dos órgãos de todo o sistema de Justiça. O trabalho conquistou o primeiro lugar na categoria Grande Júri, que reúne notas de júri popular e técnico, sendo o escolhido entre mais de 400 projetos. Em 2023, o podcast e videocast Casos Forenses foi o vencedor da segunda edição do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Museológico.

Conheça o Casos Forenses e outros podcasts do TJSP na página www.tjsp.jus.br/podcasttjsp

Fonte: Comunicação Social TJSP – CA e GC (texto) / LF (arte)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.