Passe Livre Carapicuíba – Tarifa ou Taxa? – *Dr. Henrique Apparicio

Compartilhe

Chegou ao nosso conhecimento que houve a cobrança do valor de R$22,50 (vinte e dois reais e cinquenta centavos) para aquisição ou revalidação do cartão do passe livre. Tal valor cobrado refere-se a taxa administrativa, segundo foto divulgada.

Ocorre que o decreto Municipal n. 4.411 de 30 de dezembro de 2014 estabelece logo em seu primeiro artigo que:

“Art. 1º Fica concedido “passe livre aos estudantes da rede pública de ensino, usuários das concessionárias de transporte público.

Parágrafo Primeiro, entende-se por “passe livre” a isenção total da tarifa.”

Assim sendo de acordo com o texto legal a cobrança realizada é indevida.

O Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo único do artigo 42 estabelece que: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”

Ante os ditames da lei, resta claro em nosso entendimento, que a cobrança foi indevida, cabendo a devolução dos valores ser restituído em dobro.

Ainda que pese possíveis alegações de que o que se cobrou foi taxa e não tarifa, não é crível que esse entendimento perdure, sendo absolutamente desproposital tal entendimento, pois vai contra o espirito dodecreto.

O que competia à prefeitura fazer para corrigir o problema já foi feito. Assim que tomou conhecimento da situação a prefeitura determinou que a empresa suspendesse a cobrança.

Agora cabe ao Ministério Público e a Defensoria Pública realizarem as ações administrativas e ou judiciais para reparar o dano causado, dano esse que inegavelmente é difuso e coletivo.

No limite é possível até mesmo a cassação da concessão para prestação do serviço público pelas empresas responsáveis pela cobrança

O Ministério Público está localizado na Avenida Presidente Vargas, 91, Vila Caldas, telefone 4184.6678, e a Defensoria Pública do Estado fica sediada na Avenida Celeste, 58, Centro, telefone 4183.5415.

Para encerrar emprestamos a frase do célebre de Rui Barbosa que assim diz:

“Quem não luta por seus direitos não é digno de merecê-los”

Anexos:

  1. Matéria sobre o Passe Livre:  https://pejornal.com.br/prefeitura-de-carapicuiba-entra-em-contato-com-empresas-de-onibus-do-municipio-e-pede-suspensao-da-cobranca-de-tarifa-de-renovacao-do-passe-livre/

2. Decreto  nº 441: file:///C:/Users/ITAUTEC/Downloads/decreto%20passe%20livre.pdf

*Dr. Henrique Apparicio é advogado e presidente da Comissão Provisória do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Carapicuíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.