Osasco reverencia seu santo padroeiro Santo Antônio

Compartilhe

A Catedral de Santo Antônio realiza na quinta-feira, 13 de junho, festa em comemoração a Santo Antônio, padroeiro de Osasco. As festividades começam às 7h, com a santa missa, a bênção do tradicional bolo de Santo Antônio, além da entrega de pães benzidos.

Também haverá missa às 10h, com Dom João Bosco e padres da Diocese de Osasco, e a missa das 15h, celebrada pelo pároco local, Monsenhor Claudemir, será seguida de procissão pelas principais ruas do centro da cidade e queima de fogos.

Paralelamente às atividades acontece a tradicional Quermesse de Santo Antônio.

 SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio é conhecido pelos católicos brasileiros como o santo casamenteiro. Recebeu o nome de batismo de Fernando. Santo Antônio de Pádua, como é conhecido internacionalmente, é também o santo dos pobres. O dia de seu nascimento é incerto: 15 de agosto ou 13 de setembro de 1195, em Portugal, na cidade de Lisboa. Durante a sua vida, foi frade agostiniano e franciscano em Portugal, França e Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, aos 36 anos de idade.

Santo Antônio tornou-se padroeiro da cidade de Osasco, devido à devoção de Antônio Agú fundador da cidade. Natural da cidade de Osasco da Itália, Antônio Agú, católico fervoroso, chegou ao Brasil em 1890 e ajudou na construção da região e na propagação da fé católica.

À época, Osasco tinha apenas uma Igreja na Rua Primitiva Vianco. A família de Antônio Agú doou um terreno para a construção de outra Igreja. Fundada em 1930, o terreno deu origem a atual Catedral de Santo Antônio, um dos cartões postais da cidade e localizada na Avenida Santo Antônio, 1090.

Devido ao desenvolvimento que a cidade vem alcançando desde a época de Antônio Agú e a tradição religiosa, foi implantada a sede da Diocese de Osasco.

O dia 13 de junho é feriado em Osasco, conforme Lei Municipal de nº 3850. A data é comemorada com uma procissão que costuma reunir mais de 70 mil pessoas pelas ruas da cidade. A procissão se encerra com uma queima de fogos, que se tornou marca das comemorações do Dia de Santo Antônio na cidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.