O verdadeiro sentido da Família Policial-Militar: Educar com Ética e Moral, sendo exemplo de conduta e caráter aos nossos filhos! *Major PM Eduardo Mosna Xavier 

Compartilhe

Na madrugada de 13 de abril de 2024, a família policial-militar cresceu! Nasceu o filho do Capitão PM Coelho, Chefe da Seção de Pessoal e de Comunicação Social do 14° BPM/M. Profissional destacado por sua inteligência lógica, racional e emocional, o neófito papai, bem como sua esposa, começam uma jornada bem mais desafiadora do que ser um Policial Militar… Criar um filho(a) na sociedade contemporânea!

Num mundo cada vez mais autista nas relações sociais, terceirizando o contato por relações virtuais; as crianças, desde a primeira infância, são expostas a uma infreável “sedução” pelos instrumentos de Tecnologia de Inovação e Comunicação, notadamente os celulares. Enquanto, numa época não tão distante, a televisão era o paradigma a ser superado pelos pais, mães e responsáveis; hoje os sofisticados móbiles são elementos ainda mais difíceis de serem enfrentados: enquanto a TV era desligada pelas crianças e adolescentes, quando uma programação não era atraente; os celulares são “indesligáveis”, já que o consumismo é abastecido infinitamente, por meio de Inteligência Artificial, estratagema que insere os pequenos e pequenas num verdadeiro “círculo vicioso”.

EDUCAÇÃO

O impacto na educação, assim, é decisivo! Como as obrigações diárias dos adultos são implacáveis, o aprendizado social acaba sendo totalmente terceirizado para os próprios celulares e a escolas. Ora, como o próprio nome já diz, escola faz escolarização! Educação é algo muito mais profundo, complexo e imbricado do que o processo de letramento alfanumérico. Infere que o Educador ensine ética e moral aos meninos e meninas, artes estas essenciais e insubstituíveis aos seres humanos de ontem, de hoje e de amanhã. Enquanto os valores éticos são eternos, como a justiça, a igualdade e a fraternidade; os valores morais são a adaptação da ética na nossa realidade como, por exemplo, respeitar os mais velhos e as leis.

É justamente neste processo, ou seja, de replicar a ética e a moral aos nossos pequenos e pequenas, que a família Policial-Militar pode fazer a diferença! Numa profissão, onde os pais e as mães sustentam um compromisso, perene, indelegável e insubstituível, de proteger a sociedade com o sacrifício da própria vida; qualquer mero deslize de conduta ou de caráter pode ser suficiente para que sua carreira seja finalizada.

PRINCÍPIOS DEONTOLÓGICOS

Dos 12 princípios deontológicos presentes no Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM), seis deles não foram ensinados nos bancos de formação, mas, de forma antecedente, no seio de sua própria família: Honestidade, Coragem, Verdade Real, Honra, Dignidade Humana e Profissionalismo! Todo esse supedâneo e sustentáculo foram erigidos nos quase 80 mil Policiais Militares por aqueles e aquelas que os criaram!

Assim, a Família Policial-Militar é muito maior do que o núcleo pai – mãe – filhos. Ela é composta por avós, tios, padrinhos, madrinhas, amigos, professores… Enfim, todos aqueles que possam replicar e refletir os citados seis valores fundamentais; constituindo-se em verdadeiros exemplos, já que as condutas não são inatas, mas replicadas.

Em nome do Comando do 14° BPM/M, parabenizamos o Capitão Coelho por seu filho, desejando que seja um azimute de ética e moral na educação dele; que seja um farol para guiá-lo entre os perigosos caminhos de nossa sociedade; que seja, como pai, o que é como Policial Militar! Foco na Missão!

*Major PM Eduardo Mosna Xavier (Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e em Educação pela USP)

Foto: Polícia Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.