Kirk Douglas morre, aos 103 anos, nos Estados Unidos

Compartilhe

Morreu na noite desta quarta-feira, 5 de fevereiro, aos 103 anos, nos Estados Unidos, o ator Kirk Douglas. Ele vinha passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral. A informação foi confirmada pelo seu filho, o também ator Michael Douglas, em comunicado publicado pela mídia americana. “Com tremenda tristeza, meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos.”

“Mas para mim e meus irmãos, Joel e Peter, ele era simplesmente pai, para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisnetos, seu amoroso avô e sua esposa. Anne, um marido maravilhoso”, acrescentou o ator.

CARREIRA

Kirk foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1959 por seu papel como boxeador Midge Kelly em Campeão. Ele também ganhou duas indicações ao Oscar como produtor por The Bad and the Beautiful em 1953 e Lust for Life em 1957.

Ele também foi indicado três vezes ao Emmy, a premiação mais importante da TV americana. No Globo de Ouro, levou duas estatuetas: uma de melhor ator em drama (por “Sede de viver”, de 1956) e outra por sua filmografia, o prêmio especial Cecil B. DeMille.

Sede de Viver

Em 1960 estrelou o épico clássico Spartacus, no qual também foi o produtor. A direção ficou com Stanley Kubrick depois que Douglas demitiu o veterano Anthony Mann, que já havia realizado metade das filmagens.

No mesmo ano, Douglas comprou os direitos de Um Estranho no Ninho, mas acabou repassando-os para seu filho Michael, que produziu o filme na década de 1970 com extremo sucesso.

Filho de imigrantes russos analfabetos, Kirk Douglas interpretou papéis emblemáticos do cinema, do escravo Spartacus ao pintor Vincent van Gogh, passando pela lenda do velho oeste Doc Holliday.

Ele trabalhou em mais de 80 filmes, mas se notabilizou por nunca ter aceitado um papel em uma sequência, mesmo com a possibilidade de ganhar cachês ainda mais altos.

Nos anos 70, preferiu se dedicar a uma breve carreira de cineasta com os filmes “Ambição Acima da Lei” (1975) e “As Aventuras de um Velhaco” (1973).

Por suas contribuições para a indústria do cinema, Kirk Douglas tem uma estrela na Calçada da Fama no número 6263, Hollywood Blvd. Em 1984, seu nome foi colocado no Western Performers Hall of Fame no National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, Oklahoma. Em outubro de 2004 o seu nome foi dado a uma avenida em Palm Springs, na Califórnia.

Fotos; Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.