Na quinta-feira, 25 de junho, a Prefeitura de Barueri entregou oficialmente à população um novo corredor viário que conecta a Avenida Pirarucu, no bairro Aldeia, à Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba. A nova ligação, executada pela Secretaria de Obras do município, margeia o Rio Tietê e passa em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.
A cerimônia de inauguração foi realizada no período da tarde. O evento reuniu o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de Barueri, Beto Piteri, o prefeito de Carapicuíba, José Roberto, além de outras autoridades estaduais, municipais e federais.
Com aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão e 14 metros de largura, a nova via recebeu pavimentação asfáltica e obras complementares de infraestrutura. O acesso tem início ao lado da Ponte Akira Hashimoto, que se conecta a Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva e à Avenida João Batista Soares, em Barueri, com a Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba.
EXPECTATIVA E INVESTIMENTOS
A expectativa é de que a nova ligação reduza o tempo de deslocamento entre Barueri e Carapicuíba, oferecendo uma alternativa ao tráfego pela Avenida Deputado Emílio Carlos. O trajeto também facilita o acesso ao km 21, na divisa com Osasco, por meio da conexão com o novo viaduto do Corredor Oeste.
Segundo informações do Governo do Estado de São Paulo, a obra foi viabilizada por meio de recursos estaduais e contrapartidas dos dois municípios envolvidos. O Estado destinou R$ 15 milhões por meio de convênio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (SGRI) com Barueri, além de R$ 4.413.341,21 provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) para Carapicuíba. Como contrapartida, a Prefeitura de Barueri investiu R$ 13.079.885,75, enquanto a Prefeitura de Carapicuíba contribuiu com R$ 1.676.657,15, complementando os recursos necessários para a execução da obra.
Foto: Cauber Drone/Secom Barueri

