Comunicação Social e Segurança Pública em Osasco: 14° BPM/M inova em publicidade, marketing e divulgação de notícias -*Major PM Eduardo Mosna Xavier – *Capitão PM Vinícius Coelho

Compartilhe

“A melhor arma de um Comandante é o poder de influenciar suas Tropas e vencer seus Inimigos pela Comunicação”. Tal máxima, mais uma das inúmeras passagens militares do Barão de Jomini, ainda têm elevada adesão e aderência na contemporaneidade, especificamente nas profissões de natureza militar que lidam, de forma direta e/ou indireta, com a Segurança Pública no Brasil.

Partindo desta premissa, o Comandante do 14° BPM/M, Tenente Coronel PM Keida, à frente da unidade desde janeiro de 2023, inovou em estratégias de Marketing e Publicidade institucional, tanto para o público interno (Policiais Militares) quanto para o público externo (sociedade osasquense), utilizando os canais de comunicação e as mídias digitais, como meios de transmissão de dados, informações e de conhecimentos afetos ao labor do Batalhão, que serve e protege a cidade de Osasco, ancorado no paradigma que definem sua passagem e liderança à frente desta unidade centenária da PMESP: o Policiamento!

Para tanto, os canais de comunicação já existentes foram melhorados e aperfeiçoados. O Instagram do 14° BPM/M alterou sua linha editorial, focando-se exclusivamente na divulgação de ocorrências e na  produtividade operacional; sendo disponibilizado um link de comunicação direta com o cidadão, para o envio de dúvidas, sugestões, críticas ou elogios – tais medidas resultaram num aumento de mais de 100% no número de seguidores (de 2650 em Maio de 2023 para 5467 em Maio de 2024).

O programa “PM e a Comunidade”, da TV Osasco, também alinhou sua pauta com o perfil operacional, com a criação de quatro novos quadros: PM Informa (notícias policiais em Osasco), Destaques da PM (entrevistas com Policiais Militares), Conversando com quem faz a Diferença (entrevistas com personalidades não PMs, com interface na área de Segurança Pública) e o Elas na PM (podcast com as Policiais Militares e suas múltiplas atuações na Instituição).

Além de qualificar os insumos comunicacionais já existentes, o Comando do 14° BPM/M inovou com a criação de novos canais. o blog do 14° BPM/M, lançado em Setembro de 2023, teve o intuito de divulgar ensaios acadêmicos e opinativos sobre as Ciências Policiais e a Segurança Pública em Osasco; contando, em 07 de maio do corrente ano, com 85 artigos publicados e mais de 10 mil visualizações. O Youtube do 14° BPM/M, criado em março de 2024, tem o objetivo de apresentar filmagens de ações e operacões policial-militares com um “make” mais atrativo sob o aspecto visual; já tem mais de 15 mil visualizações, destacando um vídeo de ocorrência, com quase 7 mil “views”

Outra importante medida tomada pelo Comando, contribuindo com o marketing de Transparência do 14° BPM/M á todos os veículos midiáticos, foi a criação do Grupo de Whatsapp “Sala de Imprensa”. Contando com mais de 50 comunicadores de mídia digital, escrita, televisionada e radiofônica; permite o compartilhamento dos fatos em tempo real, sem qualquer tipo de ruído e interferência, de maneira imparcial e isonômica para todos os interessados em realizarem uma cobertura integral e íntegra do fato jornalístico. A emissão, diária e numerada, de Notas de Imprensa, consolidou a lisura no trato e compartilhamento de dados e informações, com 157 releases elaborados entre 01 de janeiro e 07 de maio do corrente ano, explorando pautas de natureza repressiva imediata (ocorrências e operações) e preventiva (programas de policiamento comunitário).

Todo esse esforço se justifica pela exponencial divulgação de Notícias Positivas pelas mídias local, regional e nacional. A amplificação dos canais de comunicação do 14° BPM/M com todo a sociedade osasquense e com a Imprensa, resultaram em 613 matérias publicadas e/ou divulgadas entre 1º de janeiro e 7 de maio de 2024 (mais de 3 por dia). O Blog e o Twitter da PMESP repercutiram mais de 50 ocorrências divulgadas pelo Batalhão, consolidando a unidade como uma das mais produtivas no Estado, tanto operacionalmente quanto sob o aspecto da publicidade, sempre alinhado com o propósito finalístico operacional, marca do atual Comando.

Obviamente, o Sucesso do 14° BPM/M se justifica por sua finalidade: combater o crime e restabelecer a ordem pública através do policiamento. Entretanto, o uso científico, criterioso e, sobretudo, honesto, dos Canais de Comunicação vem, a cada dia, reforçando tal estigma do Comando perante o cidadão osasquense. Ter a Sociedade Como Aliada e a Mídia Como Parceira é vital para garantir a Sensação (externa) e a Percepção (interna) de Segurança, já que, na maioria esmagadora dos casos, as pessoas tomam conhecimento da violência por notícias. Assim, nada melhor do que mostrar a todos o empenho e a dedicação de cada Policial Militar de Osasco que, juntos e irmanados com as demais Forças de Segurança da cidade, fazem a diferença para servir e proteger o povo da “cidade-trabalho”.

Como bem apregoou o Comandante Geral da PMESP, Cel PM Cássio, apenas se vence as mentiras e mazelas com a Verdade! E, na era da fake news, mostrar e propagar o Bem e o Profssionalismo de um Batalhão, com 132 anos de história, com absoluta certeza, é um duro golpe contra a inverdade e a insensatez que possa ser disseminada. Com a Mídia e Pela Verdade: Foco na Missão!

*Major PM Eduardo Mosna Xavier (Subcomandate do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)

*Capitão PM Vinícius Coelho (Chefe da Seção de Pessoal e de Comunicação Social do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)

Foto: Polícia Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.