A ViaMobilidade anunciou na quarta-feira, 22 de janeiro, a interligação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. A pedido do governo de São Paulo, a Concessionária avançou nos estudos para fazer a conexão a partir da construção de um viaduto ferroviário que unirá a estação CEASA da Linha 9-Esmeralda e a estação Imperatriz Leopoldina da Linha 8-Diamante.
Atualmente, os cidadãos podem trafegar pela Linha 9-Esmeralda, que conecta a estação Osasco à estação Bruno Covas – Mendes Vila Natal. Com a construção do viaduto, será possível expandir a linha até Água Branca ou Barra Funda, permitindo um novo serviço que conectará diretamente a região de Pinheiros à Água Branca. Além disso, o projeto prevê a estruturação de um serviço que ligará a Linha 9-Esmeralda à estação Barueri e, em sentido oposto, à estação Água Branca.
Os investimentos serão de aproximadamente R$480 milhões e, além das conexões, permitirá a redução para aproximadamente três minutos o tempo de espera por trens em toda a linha. Ainda, será possível atender mais passageiros por hora – especialmente em horários de pico – e aumentar o número de trens nas vias, tornando o sistema mais eficiente e confiável, além de promover um melhor aproveitamento da infraestrutura existente, como trilhos, sinalização e estações.
A interligação facilitará também a oferta de serviços exclusivos da ViaMobilidade, como expressos para grandes eventos, para mais pessoas, pois o mesmo trem poderá atender aos clientes da Linha 8-Diamante e da Linha 9-Esmeralda.
Para Francisco Pierrini, Diretor das Operações da CCR Mobilidade, a iniciativa reforça o compromisso da ViaMobilidade em modernizar a mobilidade urbana. “Esse viaduto ferroviário vai permitir que os trens da Linha 9-Esmeralda também possam circular na linha 8-Diamante, criando mais possibilidades de viagens, otimizando a infraestrutura e aumentando a capacidade do sistema. Isso gerará inúmeras melhorias para a população, pois amplia as opções de deslocamento e nos permite oferecer uma ampla gama de serviços aos cidadãos”, explica o executivo.
TRÊS ANOS DE MUITO INVESTIMENTO
Desde 2022, quando começou a operação, a Via Mobilidade já investiu R$ 4,1 bilhões em melhorias das linhas, com destaque para:
36 novos trens;
Reforma de 11 estações com melhorias de acessibilidade, segurança e conforto, incluindo instalação de elevadores, pisos táteis e redução de vãos entre trens e plataformas, além da revitalização de 36 sanitários.
Melhorias de outras 20 estações, com previsão de conclusão até 2026;
Implementação de diversas novas tecnologias, com destaque para:
Sistema de informação de trens em tempo real;
Wi-Fi gratuito em todas as 41 estações;
Uso de inteligência artificial na manutenção que reduziu em 60% as falhas da rede aérea;
Instalação de trava magnética – portas entre carros – série 7.000, instalação de mais 115 câmeras ao longo da via;
Aquisição de uma nova ferramenta de monitoramento em tempo real para a prevenção de focos de incêndio ao longo dos trechos ferroviários;
Implantação de um sistema inteligente de abertura de portas;
Sistema de detector de fadiga – dispositivo de segurança responsável por emitir alertas ao identificar situações de risco na condução do trem, como sonolência;
Aquisição de óculos de realidade virtual para o treinamento da equipe;
Implantação de loop operacional que reduziu o intervalo entre trens de 7 para 4,5 minutos entre as estações Pinheiros e Bruno Covas – Mendes Vila Natal nos horários de pico;
Construção de três novas passarelas para melhorar o fluxo de passageiros em áreas estratégicas como Parque Villa-Lobos, Carapicuíba-Sesi e Estrada do Prado;
Substituição de mais de 30 km de trilhos e revisão de 120 km de via permanente, eliminando restrições de velocidade;
Implantação de um novo Centro de Controle Operacional;
Construção de uma Oficina de Truques;
Compra de 50 veículos auxiliares.
Foto: ViaMobilidade