Mais conhecida como tatuzão ou TBM, a tuneladora Maria Leopoldina chegou ao seu segundo ponto de parada nesta segunda-feira, 06 de fevereiro: a estação Água Branca. Ela realiza a perfuração no sentido sul da Linha 6-Laranja de metrô.
Com 10,61 metros de diâmetro, o tatuzão vai permitir a junção da estação Água Branca a outros poços e estações da Linha Uni e, assim, continuar seu trajeto pelo Trecho Sul até o terceiro ponto: a estação SESC-Pompeia.
Desde que saiu do VSE Tietê, em dezembro de 2021, a tuneladora avançou 1,6 quilômetro de forma subterrânea e permitiu a instalação de 756 anéis. Ao todo, este equipamento passará por 10 estações entre Santa Marina e São Joaquim, onde fará a interligação com a Linha 1-Azul.
Já a tuneladora que trabalha no Trecho Norte da linha, chegou ao seu primeiro ponto, a Estação Freguesia do Ó, no dia 26 de janeiro e está se preparando para seguir sentido à Estação João Paulo I.
PRIMEIROS TRILHOS
Ainda na semana passada, ocorreu a primeira entrega de trilhos que serão instalados no traçado da linha. Ao todo, foram 1.018 trilhos entregues até o momento, medindo 18 metros de comprimento cada e com um peso total de 1,092 mil toneladas.
Os materiais foram levados até o Pátio Morro Grande e, de lá, serão encaminhados posteriormente para instalação ao longo do trajeto.
A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia e visa reduzir para apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de quase nove mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.
SOBRE A LINHA UNIVERSIDADE OU LINHA 6-LARANJA
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de nove mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.
Foto: Divulgação Assessoria