Telhado da Igreja da Praça da Aldeia de Carapicuíba precisa de restauro

Compartilhe

No sábado, 22 de abril, a Presidente do Coletivo Sarabaquê de Difusão Cultural e Social de Carapicuíba, Helenice Camargo Henne, encaminhou o Ofício 02/2023 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), aos cuidados da Coordenação de Bens Móveis e Integrados, informando as condições em que se encontra o telhado da igreja localizada na Praça da Aldeia de Carapicuíba.

No documento, ela relata que o telhado da igreja, localizada na Aldeia de Carapicuíba, apresenta evidentes sinais de deterioração, com telhas quebradas, infiltrações e vazamentos de água. “Essas condições precárias estão causando danos ao interior da igreja, como manchas nas paredes, perigo de desabamento e riscos de danos na taipa de pilão da qual são feitas as paredes. É fundamental que medidas sejam tomadas com urgência para restaurar e conservar o telhado da igreja, de forma a permitir a realização segura da festa tradicional e garantir a preservação do patrimônio cultural local”, explica Helenice.

No mês de maio está programada a realização da tradicional Festa de Santa Cruz e é com grande preocupação que os organizadores da festa receiam que algo de grave possa acontecer e tirar o brilhantismo do evento. “Hoje a igreja não está em condições de ser aberta para a realização da missa e novenas, devido ao estado precário de seu telhado. Por tratar-se de um importante evento cultural e religioso para a comunidade de Carapicuíba e região e para preservar as tradições históricas, reafirmamos que a condição do telhado está comprometendo a possibilidade de realizar as atividades programadas, uma vez que representa um risco à segurança dos participantes e à integridade do patrimônio”, ressalta Helenice.

Ainda de acordo com Helenice, a igreja da Aldeia de Carapicuíba é um importante marco histórico e cultural, representando parte da história e identidade de Carapicuíba e região. Sua conservação é fundamental para a preservação do patrimônio brasileiro e assegurar que as futuras gerações possam apreciar e estudar esse importante legado.

“Assim, solicitamos ao IPHAN que tome providências urgentes para realizar ações de restauro e conservação do telhado da igreja da Aldeia de Carapicuíba visando garantir sua preservação e evitar agravamento maior. É fundamental que sejam realizadas inspeções técnicas, elaboração de projetos adequados e execução de obras por profissionais especializados, seguindo as normas e diretrizes de conservação do patrimônio histórico e artístico, explica a Presidente do Coletivo Sarabaquê de Difusão Cultural e Social.

Ainda segundo Helenice, o IPHAN possui a expertise necessária para lidar com essa situação e garantir a devida preservação do patrimônio cultural brasileiro. “Esperamos contar com a atenção e ação do IPHAN em relação a essa importante questão, já que a comunidade local está empenhada em preservar e valorizar a igreja da Aldeia de Carapicuíba. Contamos com o apoio e ação do IPHAN para assegurar que essa importante festa tradicional, a nossa Festa de Santa Cruz possa ocorrer de forma segura e que o patrimônio cultural seja devidamente conservado”, finaliza Helenice.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.