A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), por meio do Departamento de Operações e Fiscalização de Trânsito, retirou das vias públicas um total de 1.104 veículos em situação de abandono, no período de janeiro a novembro deste ano. Antes disso, todos os seus proprietários foram devidamente notificados.
Desse quantitativo, 977 veículos foram removidos por meios próprios; 40 proprietários retiraram seus veículos com o apoio de guinchos particulares e 87 veículos foram removidos ao pátio de recolha de Carapicuíba. Esses números correspondem a um aumento de 28,52% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 859 remoções.
É aconselhável que os proprietários acatem os prazos de notificação da Semurb. Barueri não cobra taxa de guincho, mas o pátio administrado pela Prefeitura de Carapicuíba cobra toda a estadia do veículo.
A LEGISLAÇÃO
De acordo com a Lei Municipal 1.916, de 22 de fevereiro de 2010, fica caracterizada a situação de abandono quando um veículo ou carcaça esteja parado no mesmo local público por mais de 20 dias, ainda que em local onde o estacionamento seja permitido e apresente uma ou mais das seguintes características:
1-evidente estado de depreciação, ainda que coberto com capa;
2- impossibilidade de deslocamento com segurança ou risco à saúde dos munícipes;
3- ausência de placas, pneus furados, vidros quebrados, dentre outros.
Além de causar transtornos ao trânsito, um veículo em situação de abandono na via pública pode se tornar um problema de segurança e até de saúde pública. O serviço de remoção visa trazer mais fluidez e segurança viária a todos os munícipes.
DENÚNCIAS
As denúncias devem ser feitas pelo Portal Barueri. Uma vez identificado o veículo, é emitida uma notificação com prazo para que o proprietário providencie a remoção. Caso essa não seja efetuada, os agentes de trânsito do Setor de Remoção iniciam o processo de recolhimento do veículo ao pátio.
Foto: Alenilson C. Silva/ Semurb Barueri