Na segunda-feira, 22 de abril, funcionários da Secretaria de Comunicação de Barueri (Secom) receberam Elineide Bispo Matos e Giovanna Garcia, agentes do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb). Elas realizaram uma palestra educativa sobre civilidade no trânsito, abordando a falta de paciência e educação das pessoas ao dirigir ou mesmo andar nas ruas da cidade.
Nesse encontro, a agente Bispo mostrou os números dos sinistros ocorridos em 2022 em Barueri, que somaram 1.491 e deixaram 21 mortos. Em 2023, segundo os dados estatísticos da cidade, foram contabilizados 87 envolvendo pedestres, 25 ciclistas, 625 motocicletas, 1.058 automóveis, 66 ônibus e 135 caminhões.
Na palestra também foram apresentados alguns dos valores sociais necessários para que haja harmonia no trânsito, tais como ética, respeito, honestidade, empatia, humildade, educação e solidariedade. “Esses valores são fundamentais para o convívio social no trânsito e nas demais relações humanas”, acrescentou a agente.
AÇÕES DA SEMURB
Durante todo o ano os agentes da Semurb realizam inúmeras ações educativas a fim de orientar motoristas e pedestres para um trânsito melhor e mais humanizado. Importante ressaltar que só no primeiro trimestre deste ano, 991 pessoas, entre alunos, servidores e funcionários de empresas privadas participaram dos encontros. Além dos 10.708 motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres que tiveram acesso a materiais informativos e orientações nas ruas. Ao longo desse período, os agentes da Secretaria realizaram mais de 11 mil abordagens educativas.
MAIO AMARELO
As ações educativas específicas do Maio Amarelo, que é um movimento nacional do Observatório Nacional de Segurança Viária, e tem como base as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), começam na cidade na sexta-feira, 03, às 9h30 no Projov, e vão até o dia 29 de maio, finalizando na EMEF Raposo Tavares. Serão realizadas palestras, orientações e distribuição de panfletos em diversos locais de Barueri.
Foto: Beatriz Lucato/Secom