Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e o Procon-SP vão instalar nesta semana postos de atendimento nas estações Corinthians-Itaquera e Tamanduateí (CPTM), Tatuapé (Metrô) e no Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU. Estes postos, com atendimento gratuito, vão funcionar nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de março, sempre das 09h às 15h. O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos – o que favorece o controle financeiro e consequentemente melhora a qualidade de vida – e também receber reclamações.
Os interessados poderão tirar suas dúvidas e receber orientações qualificadas dadas por especialistas da conceituada entidade de defesa do consumidor, que este ano completa 49 anos de existência. Os especialistas do PROCON-SP estarão à disposição dos passageiros até para indicar práticas responsáveis de compras, como, por exemplo, evitar comprar produtos oferecidos por ambulantes não autorizados nos trens da CPTM e do Metrô.
SOBRE A DATA
A data foi escolhida em função de um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1962, no qual ele salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
SERVIÇO
POSTOS DE ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES
De segunda a sexta-feira- de 10 a 14 de março
Locais:
CPTM: Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral) e Tamanduateí (Linha 10-Turquesa)
EMTU: Terminal Metropolitano Jabaquara
Metrô: Tatuapé (Linha 3-Vermelha)
Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo