Sefam completa três anos e coloca Barueri entre localidades acolhedoras nacionais 

Compartilhe

Na presença de diversas autoridades municipais e estaduais, de vários usuários do Parque da Maturidade, de aprendizes do Projov e de beneficiários da ONG Filhos da Luz, ocorreu no auditório do Parque da Maturidade na segunda-feira, 04 de março, a solenidade em comemoração ao terceiro aniversário da Secretaria da Família de Barueri (Sefam).

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Barueri, o secretário adjunto Ricardo Caiaffa, orador do evento, anunciou a apresentação de uma orquestra de 35 violões e uma viola caipira composta por frequentadores do próprio Parque da Maturidade. Sílvio Macedo, secretário da Família de Barueri, que fez um discurso enaltecendo o trabalho realizado desde a sua criação, também compôs o conjunto, que tocou e cantou três sucessos sertanejos: “As Andorinhas”, “Telefone Mudo” e “Cabecinha no Ombro”.

“Ensaiamos duas vezes por semana desde o dia 17 de janeiro. Foi a nossa segunda apresentação”, revela Rafael Piedade de Souza, o jovem professor. “Vamos nos apresentar novamente no Dia das Mães. ‘Beijinho Doce’ e ‘No Dia em que Saí de Casa’ já estão no repertório”, complementa ele.

Fizeram uso da palavra Márcia Gouveia de Morais, Márcia Aparecida dos Santos Januário e Maria Aparecida da Silva, beneficiárias do Programa Famílias Fortes, carro-chefe da Secretaria. Elas relataram as mudanças que a Sefam trouxe para suas vidas.

A seguir discursaram Damaris Piteri, esposa do secretário de governo Beto Piteri, Marcelo Couto, secretário da Família de Osasco, e Emerson Rodrigues Gomes, diretor do Family Talks, que coordena em nível nacional o projeto “Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis”. Eles enalteceram a importância da revitalização dos laços familiares como forma de evitar a desagregação total da sociedade.

Ângela Gandra, jurista, ex-secretária nacional da Família, proferiu a palestra “Fortalecimento das Famílias Baruerienses”. Ela, que voltou da Hungria recentemente, condenou os maus comportamentos que têm acarretado crises de amor em todo o  mundo e abordou o afastamento imposto pelas tecnologias das redes sociais. “Se não enfrentarmos os problemas familiares, é mentira dizer que estamos colaborando para melhorar o Brasil”, afirmou.

O evento foi encerrado com uma “dinâmica da ponte”, atividade na qual uma maquete construída pela assistente social Núbia Lucindo de Oliveira, da Sefam, com o apoio de crianças que passaram pelo programa Famílias Fortes, recebeu várias plaquinhas de papel com mensagens sobre o significado da Sefam em suas vidas. Um saboroso coffee foi servido a seguir no mesmo saguão que abrigou uma exposição fotográfica com os melhores momentos desde a criação da Secretaria.

DECLARAÇÃO DE VENEZA 

Após um discurso do secretário de governo Beto Piteri, que enalteceu a família como “a base de tudo”, foi formalizada a adesão de Barueri ao Family Talks pelo prefeito Rubens Furlan, pelo secretário Sílvio Macedo e por Emerson Rodrigues Gomes, do Family Talks.

Esse projeto propõe a criação de uma rede internacional de localidades que compartilham políticas mais acolhedoras para as famílias seguindo os 10 pontos assinados na Declaração de Veneza em 1986: Habitação, Segurança, Transporte, Famílias Vulneráveis, Novas Tecnologias, Saúde, Acessibilidade, Educação, Ar Limpo e Lazer e Turismo. Saiba mais AQUI.

 

Em nível internacional, o projeto “Cidades Inclusivas para Famílias Sustentáveis” é coordenado pela IFFD (International Federation for Family Development), instituição que faz parte do conselho econômico da ONU (Organização das Nações Unidas).  São signatários da Declaração de Veneza no Brasil as cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Osasco e Barueri, além dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul e também o Distrito Federal.

Foto: Beatriz Lucato/Secom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.