Como é bom curtir o carnaval, principalmente se o samba enredo celebrar a beleza da inclusão. E é isso que todos vão ver na segunda-feira, 20 de fevereiro, a partir das 17h no Carnaval Barueri 2023, na Avenida do Ginásio José Corrêa, local onde as escolas de samba de Barueri vão desfilar. A SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) vai marcar presença pela escola Cadência Paulista na ala da “Inclusão”.
Com o tema “Carnaval Barueri 2023 – resgatando a cultura”, os usuários da SDPD se preparam para celebrar a festa cantando e dançando ao som do samba enredo da escola de samba barueriense.
Esta é a terceira vez que a SDPD participa dos desfiles. Iniciativa que, além de dar visibilidade às pessoas com deficiência, possibilita o acesso sem fronteiras às ações culturais.
“Incentivar a participação das pessoas com deficiência em uma festa tão importante como o carnaval é fundamental. Dar acesso à cultura resgata a autoestima da pessoa e isso reflete na melhora de sua qualidade de vida e a de seus familiares, que se envolvem em cada etapa, desde a confecção das máscaras até os ensaios. A comunidade pode contar com uma grande festa da inclusão”, disse o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).
FOLIA INCLUSIVA
“Temos essa parceria desde 2019 e sempre nos preocupamos com as causas sociais. No samba, vamos ter outras alas incluindo mulheres que enfrentam o câncer, grupos LGBTQIAP+, ala das religiões de matriz africana e da SDPD. A ideia é mostrar pra sociedade que todos têm os mesmos direitos, a mesma liberdade de participação e representatividade cultural”, ressalta o fundador da Cadência Paulista, Julio Cesar Ferreira.
Foto: Fernando Foca/Secom