O Governo de São Paulo está pronto para ajudar o folião e o cidadão que se desloca para o trabalho a movimentar-se com mais conforto e agilidade pela cidade de São Paulo.
Entre o sábado, dia 18, e a quarta-feira, 22 de fevereiro, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM), bem como uma das concessionárias que atuam no transporte de metrô, irão monitorar a movimentação e, se necessário, CPTM, Metrô, EMTU e Via Quatro irão atender demanda excedente à esperada para as datas de folia com mais trens e ônibus nas linhas.
O governador Tarcísio de Freitas lembra que o carnaval deste ano marca a retomada das festividades do calendário oficial do Estado pós-pandemia. “O carnaval é importante para o Estado de São Paulo por ser um vetor de turismo importante. Dinamiza atividades ligadas à venda de alimentos e bebidas, bares, hotéis, cias aéreas, linhas de ônibus intermunicipais, gera emprego e melhora a renda do cidadão”, diz.
Sobre o transporte na capital, haverá reforço do quadro operativo nas estações com previsão de demanda maior que a habitual, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos.
A comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período por meio de cartazes, vídeos, mensagens sonoras, redes sociais e sites das empresas, visando a conscientização sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança.
CPTM
Nos quatro dias de Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, a operação é igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira, dia 22, a operação é normal, assim como no fim de semana posterior, dias 25 e 26, também com trens de prontidão.
EMTU
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo vão operar na segunda-feira, dia 20, com tabela horária de sábado. Na terça-feira, dia 21, o serviço será com base na programação de domingo. Na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro, a programação durante a manhã seguirá a tabela horária de sábado; a partir do meio-dia, as linhas contarão com reforço de frota. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.
METRÔ
A frota terá um aumento da normalmente utilizada aos finais de semana durante os quatro dias de Carnaval. Nas estações envolvidas nas festividades, haverá aumento do número de funcionários para que os passageiros possam ser atendidos com rapidez e segurança. Apenas na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados. Os passageiros podem utilizar o acesso Arouche para embarque e o acesso Caetano de Campos para desembarque.
VIAQUATRO
De 18 a 21 de fevereiro, o número de funcionários na Linha 4-Amarela será ampliado. No sábado, 18, e domingo, 19, a movimentação dos foliões deve impactar as estações República, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Butantã e Vila Sônia. Já na segunda-feira, dia 20, e terça-feira, 21 de fevereiro, a maior movimentação deve envolver as estações República, Fradique Coutinho, Butantã, Morumbi e Vila Sônia. Nestas estações, os banheiros permanecerão fechados nos dias de maior movimento, como forma de evitar aglomerações. Caso o volume de passageiros seja muito grande, a Concessionária poderá também mudar o sistema de embarque e desembarque, destinando acessos específicos para cada uma das ações. Toda movimentação será acompanhada pelas mais de 2 mil câmeras que servem a Linha 4-Amarela.
A operação especial na Linha 4-Amarela será retomada no fim de semana seguinte, dias 26 e 27 de fevereiro, devido a novos desfiles de blocos nas proximidades das estações República, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo- Morumbi.
FOLIA COM SEGURANÇA
Para que os festejos ocorram sem incidentes e com todo conforto e segurança dos foliões, os passageiros devem estar atentos a algumas regras:
– é obrigatória a utilização de máscaras de proteção facial em todo o sistema de transporte metropolitano (STM-03/2023 – Decreto 67.455). Usá-la corretamente, cobrindo boca e nariz, ajuda a conter o avanço de doenças, entre elas a COVID. Por gentileza, colabore com este ato de proteção coletiva com quem compartilha o mesmo espaço que você;
– é proibido fazer uso de instrumentos musicais, rádios ou aparelhos sonoros, a menos que por meio de fones de ouvido (lei municipal 15.937/13);
– não é permitido consumir bebida alcoólica (lei estadual 10.951/01) ou portar qualquer tipo de droga ilícita (lei federal 11.343/06 – lei das drogas).
BILHETES
Para evitar filas nas bilheterias das estações, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes. Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888.2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.
Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.
BIKES
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo