Em comemoração ao Dia dos Namorados, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Família (SMMF), promoveu uma edição especial da Feira da Mulher Empreendedora. A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, 06 de junho, na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico. A feira seguiu no sábado, dia 07, das 10h às 22h, e no domingo, 08 de junho, das 10h às 20h, aberta ao público.
O evento contou com a participação de 80 expositoras, que ofereceram uma variedade de produtos, como flores, chocolates, perfumes, roupas, artesanato e itens de autocuidado. Além disso, a programação incluiu atrações musicais, sorteios de brindes e uma praça de alimentação para os visitantes.
Um dos destaques desta edição foi o concurso “Casal que Apoia, Casal que Inspira”, que buscou valorizar os casais que incentivam o empreendedorismo feminino. Para participar, era necessário comprar um item de alguma empreendedora da feira, tirar uma foto criativa mostrando a compra realizada, seguir o Instagram @ mulherparnaibana, publicar a foto no feed do Instagram de um dos participantes (stories não são válidos), marcar o perfil @mulherparnaibana e utilizar a hashtag oficial #CasalQueApoia2025.
Os vencedores serão anunciados no Dia dos Namorados, na quinta-feira, 12 de junho, às 12h, pelo Instagram @mulherparnaibana. O casal que ficar em primeiro lugar ganhará uma viagem, o segundo lugar será premiado com um jantar romântico e o terceiro, com uma cesta dos namorados.
A programação musical animou os visitantes nestes três dias de evento. Na abertura, a Banda AL9 se apresentou no Coreto Maestro Bilo. No sábado, o violonista Josué se apresentou às 12h, a Banda Nomades às 14h e a cantora Kívia Pascoal às 16h. No domingo, Josué retornou ao palco às 12h, seguido pelo Coral da Secretaria da Mulher às 14h e, para encerrar o evento, o cantor Henrique Junior fez um show especial às 16h.
CAPACITAÇÃO DAS EMPREENDEDORAS
Antes do início da feira, as empreendedoras participam de um ciclo de capacitação, com palestras e cursos voltados à qualificação profissional, com o objetivo de potencializar suas vendas.
O treinamento inclui conteúdos ministrados por especialistas nas áreas de vendas, negócios, marketing, gestão de pessoas, liderança, networking, entre outros. Durante as atividades, as empreendedoras têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e se prepararem melhor para o evento.
IMPACTO DA FEIRA
A cada edição, a prefeitura busca ampliar a participação e os resultados alcançados, oferecendo às empreendedoras a chance de impulsionar seus negócios por meio da divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.
ENTRE OS OBJETIVOS DA FEIRA ESTÃO
Dar visibilidade ao empreendedorismo feminino;
Criar espaços de troca e incentivo;
Promover capacitação;
Gerar trabalho e renda para as mulheres e suas famílias;
Incentivar a exposição e comercialização de produtos e serviços;
Estimular novas oportunidades e fomentar o crescimento de negócios já existentes.
Criada em 2020 pela Secretaria da Mulher e da Família, com o propósito de apoiar microempreendedoras afetadas pela pandemia de covid-19, a Feira da Mulher Empreendedora consolidou-se como uma importante vitrine para produtos, serviços e conexões profissionais. A cada ano, o evento se fortalece como uma excelente oportunidade de entretenimento, compras e desenvolvimento econômico local.
Foto: SECOM – Santana de Parnaíba