Santana de Parnaíba promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 

Compartilhe

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), promoveu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na sexta-feira, 09 de maio, na Arena de Eventos. Realizado em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), o encontro reuniu trabalhadores e usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especialistas na área e autoridades locais.

Sob o tema Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação, a conferência teve como objetivos debater e avaliar políticas públicas para um envelhecimento digno e saudável; propor ações para melhorar a vida dos idosos; identificar os desafios do envelhecimento; e propor ações para defender os direitos da pessoa idosa.

O evento foi aberto pela presidente do CMPI, Edinalva Oliveira Avelino, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Pestana Corrêa. Na sequência, houve a leitura e a aprovação do regimento interno da conferência e palestra do professor Wagner Carneiro de Santana, que é mestre e doutorando em Serviço Social pela PUC-SP.

O especialista tem experiência na área de educação popular, em assuntos como educação para a cidadania, políticas públicas, gestão democrática e participação social. Wagner tratou de temas como proteção social, garantia de direitos e Estatuto da Pessoa Idosa, além de falar sobre cada eixo temático da conferência.

Presente no evento, o prefeito Elvis Cezar, destacou as políticas públicas locais voltadas aos idosos. “Nós criamos o CCI (Centro de Convivência do Idoso), os parques, os equipamentos na área da saúde e toda uma rede de proteção social que garante qualidade de vida, bem-estar e sensação de pertencimento”, ressaltou.

EIXOS TEMÁTICOS

Durante o evento, foram realizadas apresentações artísticas e eleitos os delegados que vão representar a cidade na etapa estadual. Os participantes debateram e formularam propostas a partir de cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.

Foto: SECOM Santana de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.