No melhor sistema de educação pública do Estado, além de oferecer ferramentas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma das prioridades é a garantia da segurança, por isso a administração municipal nos últimos 10 anos tem investido de forma maciça em programas e tecnologias para garantir a segurança de todos os alunos.
A mais recente novidade é o sistema de catracas com identificação facial instalado nos colégios do município, que garantem que o acesso às dependências das unidades educacionais seja realizado apenas por pais, responsáveis, alunos e pessoas previamente autorizadas.
Além disso, todas as unidades educacionais contam com profissionais de controle de acesso, que ficam nas entradas e portões dos colégios, observando situações de risco potencial, e garantindo a identificação das pessoas que adentram as unidades educacionais
Vale lembrar que constantemente a equipe de prestação de serviços de controladoria de acesso, passa por treinamentos de aprimoramento e reciclagem, para assegurar a plena segurança dos alunos.
Os colégios municipais, ainda contam com mais de 1200 mil câmeras em suas dependências, que monitoram em tempo real os acontecimentos em pontos como, salas de aula, corredores, pátios, entradas e saídas, espaço externo, entre outros.
Para garantir a estabilidade psicológica dos alunos, a Secretaria de Educação conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde na Escola, programas de inclusão e acompanhamento para alunos com eventuais problemas psicológicos.
De forma preventiva, também são desenvolvidos programas de inteligência emocional, como o MenteInovadora, por meio do Mind Lab, Brain Academy, entre outros.
Outro investimento realizado pelo município são os programas de segurança desenvolvidos em parceria com a GCM e a Polícia Militar, pelo “Prossegue” e “Proerd”, onde é desenvolvida a aproximação dos jovens com as forças de segurança que atuam no município.
O Proerd atende os alunos do 5º ano do município. Já o Prossegue realiza o trabalho junto aos 34 colégios municipais que possuem alunos de 6º ano, com a realização de palestras sobre a utilização de drogas, ética e cidadania, respeito à terceira idade e bullying.
Complementando o trabalho de garantia da segurança, a GCM ainda conta com a Inspetoria Especializada para o trabalho junto aos colégios do município e 2 viaturas da ronda escolar, que atendem a todos os colégios da cidade conforme cronograma, e de acordo com às solicitações das equipes diretivas dos colégios.
Foto: Secom/Santana de Parnaíba