Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Família (SMMF), realizou, na última sexta-feira, 09 de maio, às 17h, a abertura da Feira da Mulher Empreendedora – Edição Especial Dia das Mães. O evento, realizado na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, permaneceu aberto ao público nos dias 10 e 11 de maio, das 10h às 22h.
A feira contou com a participação de 85 expositoras, que ofereceram produtos e serviços nas áreas de moda, beleza, artesanato, gastronomia, papelaria e autocuidado. A programação incluiu ainda atrações musicais, sorteios e uma praça de gastronomia.
Na abertura, o cantor Tato Santana encantou o público com sua apresentação no Coreto Maestro Bilo. No sábado, as atrações musicais foram Josué, às 12h, e Kívia Pascoal, às 16h. No domingo, Josué retornou ao palco às 12h e, às 16h, Henrique Junior encerrou o evento com um show especial.
Além das barracas das empreendedoras, a Secretaria da Mulher e da Família contou com um estande, no qual os visitantes também puderam responder a uma pesquisa de satisfação sobre o evento e sugerir melhorias.
CAPACITAÇÃO PARA AS EMPREENDEDORAS
Antes do início da feira, as empreendedoras participam de um ciclo de capacitação com palestras e cursos voltados à qualificação profissional, com o objetivo de potencializar suas vendas. Nesta edição, não foi diferente, na segunda-feira (5/5), foi realizada no auditório da Secretaria da Mulher a pré-feira, com palestras de preparação.
Na abertura, a secretária Selma Cezar conversou com as participantes e destacou a importância do trabalho desenvolvido por elas. Em seguida, aconteceram duas palestras: a primeira com Deize Sales, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística, Mindfulness e desenvolvimento de líderes; e a segunda com Tânia Sales, mentora de negócios e especialista em networking para mulheres. O treinamento ofereceu suporte para que as empreendedoras tirassem dúvidas e se preparassem melhor para o evento.
RESULTADOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO
Durante a última edição da Feira da Mulher Empreendedora – Especial Mês da Mulher foi realizada uma pesquisa com as participantes. A SMMF constatou alto índice de satisfação. Para 78% das vendedoras, as vendas na feira foram muito boas ou boas; 16% avaliaram como regulares; e 6% como ruins. Para 91% das empreendedoras, a participação no evento contribuiu muito para o crescimento do seu negócio; e 9% afirmaram que contribuiu parcialmente.
Ao serem questionadas sobre os pontos mais positivos por terem participado da feira, 37,3% das vendedoras apontaram o aumento da visibilidade da marca; 31,3% indicaram o acesso a novos clientes; 10,4% destacaram oportunidades de networking; e 9%, a experiência adquirida. Também foram citados aspectos como estrutura do local, vendas e apoio e consultoria.
Das participantes, 80% possuem como principal canal de vendas as redes sociais e 15%, a loja física. O restante citou e-commerce e marketplace. Outro dado relevante apurado pela pesquisa foi o tempo de atuação das empresas: 34,3% atuam há mais de cinco anos; 34,3% entre um e três anos; 23,9% entre três e cinco anos; e 7,5% há menos de um ano. Ao todo, 67 empreendedoras responderam à pesquisa.
OBJETIVOS E IMPACTO DA FEIRA
A cada edição, a Secretaria da Mulher e da Família busca ampliar a participação e os resultados alcançados, oferecendo às empreendedoras a chance de impulsionar seus negócios por meio da divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.
Entre os objetivos da Feira estão: dar visibilidade ao empreendedorismo feminino; criar espaços de troca e incentivo; promover capacitação; gerar trabalho e renda para as mulheres e suas famílias; incentivar a exposição e comercialização de produtos e serviços; estimular novas oportunidades e fomentar o crescimento de negócios já existentes.
Criada em 2020 pela Secretaria da Mulher e da Família, com o propósito de apoiar microempreendedoras afetadas pela pandemia de covid-19, a Feira da Mulher Empreendedora consolidou-se como uma importante vitrine para produtos, serviços e conexões profissionais. A cada ano, o evento se fortalece como uma excelente oportunidade de entretenimento, compras e desenvolvimento econômico local.
Foto: SECOM – Santana de Parnaíba