Santana de Parnaíba é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 14 de novembro de 1580 por Suzana Dias e seu filho André Fernandes. Em novembro, o município completará 443 anos de trajetória e, para celebrar o aniversário, contará com uma programação especial para toda a população, que deve ser finalizada com um grande show com a dupla sertaneja Matheus & Kauan.
Em 14 de novembro de 2023, as atividades começam às 06h com uma Alvorada, apresentação de banda musical com artistas locais pelas ruas do Centro Histórico. Às 09h será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz Sant’Ana (Largo da Matriz, s/n). Às 10h30 será feito um café no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), que fica no Largo da Matriz, 49. Já às 11h a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo fará uma apresentação em frente a antiga sede da Cultura.
A apresentação musical da noite – que desta vez será realizado na Barragem Edgard de Souza, localizada na Estrada dos Romeiros, km 40, portão 2 – começa às 20h com show do cantor Danillo Gomes, morador da cidade. Na sequência, sobe ao palco Matheus & Kauan. A dupla promete embalar a noite dos parnaibanos ao som de grandes sucessos, como “O nosso santo bateu”, “Te assumi pro Brasil” e “Que sorte a nossa”.
Vale lembrar que a entrada é gratuita, mas as pessoas podem colaborar doando 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
A cada edição a cidade recebe em média cerca de 20 mil pessoas na festa, e a expectativa para este ano é ultrapassar essa marca. A programação completa da festividade está no site da prefeitura (santanadeparnaiba.sp.gov.br).
TRADIÇÕES CULTURAIS
Além de ser referência em gestão pública, o município também é conhecido pelas tradicionais festas culturais e religiosas realizadas anualmente, as quais atraem milhares de turistas para a cidade. Entre esses eventos, destaque para o Drama da Paixão, o segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, que é feito há mais de 26 anos na cidade; o Corpus Christi, uma tradição que perdura há mais de 60 anos no município, com a confecção de belos tapetes feitos de serragem, pétalas de flores e outros materiais; o Carnaval de rua, que é aberto pelo bloco Grito da Noite ao som do samba de bumbo; o Encontro de Antigomobilismo, ocasião em que as ruas do Centro Histórico são ocupadas por centenas de veículos antigos. Também são atrativos da cidade a Folia de Reis, a Festa do Cururuquara, a Romaria do Suru e o Natal de Luz.
ARQUITETURA
Não são apenas as festas populares que atraem os visitantes para Santana de Parnaíba, a arquitetura também chama atenção. Patrimônio histórico, o conjunto arquitetônico da cidade é o maior do Estado de São Paulo, com 209 edificações tombadas pelo Condephaat.
Entre os imóveis tombados estão a Igreja Matriz Sant’Ana, a Sede Antiga da Câmara Municipal, o Museu Anhanguera, a Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, o Centro de Memória e Integração Cultural Bertha de Moraes Nérici (Cemic), entre outros.
As arquiteturas são um verdadeiro museu a céu aberto, casas e sobrados em construções feitas com técnicas tradicionais, como taipa de pilão, pau a pique, seguida de adobes e tijolos.
GASTRONOMIA
Outro destaque é a gastronomia local: são diversos restaurantes com culinária paulista, mineira, opções para veganos e vegetarianos, cantina italiana, docerias, sorveterias, hamburguerias, padarias, pesqueiros e muito mais.
Entre as curiosidades do município no campo grastronômico, a padaria Aurora chama atenção. O local fundado em 1860 entrou para o Guia Turístico das Padarias do Governo do Estado de São Paulo 2023, considerada a padaria mais antiga de São Paulo e a terceira mais antiga do Brasil. Recebeu o nome de Aurora porque, quando era aberta, a padaria revelava uma linda vista da aurora pela manhã. O local é administrado pela família que iniciou o negócio, mantendo as tradições até hoje e trabalhando com o mesmo forno a lenha desde a sua inauguração. A padaria está localizada na Rua Santa Cruz, 4 – Centro.
Foto: SECOM – Santana de Parnaíba