Os amantes do futebol ganham ajuda de um novo guia turístico para mergulharem em espaços temáticos espalhados por São Paulo. A Rota do Futebol de SP é uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Esportes do Governo de São Paulo, lançado nesta terça-feira, 03 de dezembro.
O material é resultado de uma colaboração entre clubes de futebol e prefeituras paulistas e inclui a visita a museus como o Pelé, em Santos, e o do futebol,na capital; e as famosas visitas guiadas por 11 estádios paulistas, com atrações como salas de troféus, vestiários e gramado, além de outras atrações menos conhecidas.
“O futebol é um atrativo genuíno de São Paulo, intimamente ligado à cultura do nosso Estado. Além disso, proporciona experiências que conquistam e encantam o visitante, gerando empregos e ativando serviços locais”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
Os estádios paulistas são destaque pelo grande número de turistas interessados em conhecer os espaços mesmo em dias sem jogos. A Arena Corinthians recebe por ano 150 mil visitantes de mais de 50 países e do Brasil. O Morumbis recebe cerca de 5 mil pessoas para o tour guiado apenas no fim de semana. Já a Vila Belmiro bateu os dois milhões de visitantes desde a inauguração, em 2003.
“Este guia é um convite para que todos explorem a história do futebol em São Paulo e se encantem com suas belezas e singularidades. Em cada capítulo, há histórias, ícones e eventos que representam superações e conquistas, além do espírito de união e alegria que o futebol sempre proporcionou ao nosso povo”, diz a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.
A ideia do projeto é aproveitar todos os chamarizes futebolísticos do Estado para estimular o turismo esportivo na região. No itinerário que passa por estádios e sedes de clubes históricos, do litoral e interior, é possível conhecer diferentes tradições locais e esportivas. Cada canto do Estado oferece uma perspectiva única do futebol e da cidade.
O guia pode ser acessado clicando aqui.
Foto: Divulgação Governo de SP
Fonte: Agência SP