Reforma da Estação Santo Amaro reduz em até 5 minutos o tempo de integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda

Compartilhe

A “nova” Estação Santo Amaro, da ViaMobilidade, em operação completa há uma semana, tem possibilitado que os clientes da concessionária economizem até 5 minutos no tempo de transferência entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. Antes da reforma, o tempo médio de deslocamento era de aproximadamente 7 minutos, podendo chegar a 9 minutos quando era preciso fazer controle de fluxo, o que fazia com que as pessoas tivessem que dar uma volta maior pela estação para acessar a outra linha, estratégia que não precisa mais ser utilizada rotineiramente. Agora, com a nova área em funcionamento, esse tempo foi reduzido para cerca de 4 minutos, proporcionando mais conforto, fluidez e segurança aos cerca de 80 mil passageiros que utilizam, em média, por dia essa integração, uma das mais importantes do sistema metroferroviário.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS JÁ OBSERVADOS NA PRIMEIRA SEMANA DE OPERAÇÃO ESTÃO

Melhor distribuição do fluxo de passageiros, especialmente nos horários de pico, com redução da concentração na plataforma;

Mais conforto e acessibilidade no deslocamento entre as linhas, com novo percurso sobre o Rio Pinheiros;

Diminuição no tempo de transferência entre as linhas 5 e 9, graças à ampliação do espaço e à fluidez proporcionada pela nova passarela.

“Foi uma obra grandiosa e complexa e já nessa primeira semana de operação completa da ‘nova’ estação Santo Amaro são evidentes os impactos positivos da modernização para a experiência dos clientes, que têm elogiado muito a nova estrutura. Ficamos felizes com esse resultado e em poder proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida aos nossos passageiros”, ressalta Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

AMPLA REFORMA

A reforma, totalmente entregue no dia 15 de maio, faz parte do compromisso da concessionária em modernizar a infraestrutura e oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança aos mais de 90 mil clientes que utilizam diariamente a Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás.

Com investimentos de R$ 160 milhões, entre as melhorias, destacam-se os 4.000 m² de área construída entre as plataformas; um novo mezanino e passarela de integração; oito escadas rolantes novas; quatro elevadores e aumento do espaço de interligação entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

Novas escadas rolantes

Para adequar as instalações da estação ao crescimento projetado da demanda de transferência de clientes entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, a nova Estação de Santo Amaro conta agora com uma ampliação de 15 metros em um novo mezanino de integração, além da implantação da passarela externa com sete metros de largura, localizada sobre as margens do rio Pinheiros, próximo à marginal.

Para a construção da passarela, a ViaMobilidade utilizou 1.300 toneladas de estrutura metálica, 1.500 m³ de concreto e 3.300 metros em fundações profundas.

A revitalização contemplou ainda melhorias estruturais; novo sistema de iluminação cênica RGB e LED; modernização dos banheiros; sinalização atualizada e novo mobiliário. Para proporcionar mais acessibilidade, foi feita a instalação de pisos táteis, mapas em braile, rampas adaptadas e elevadores. Também foram construídas no local uma nova copa, salas operacionais e de descanso para os colaboradores.

A concessionária trabalha agora para liberar até o fim deste mês a ciclovia, que havia sido desmontada para dar lugar ao canteiro e viabilizar a logística da construção; e para desmobilizar, em até 60 dias, o canteiro de obras instalado nas proximidades da estação.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.