Quais os malefícios do sedentarismo para o coração? – Dr. Elcio Pires Junior

Compartilhe

A Organização Mundial da Saúde estima que entre 60% e 85% da população mundial têm um estilo de vida considerado sedentário. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros estão nessa situação.

Mais assustador é que 2 milhões de mortes que acontecem todos os anos podem ser atribuídas à inatividade física. E, até 2030, o sedentarismo pode levar a 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Essa projeção foi dada pelo primeiro relatório global da OMS sobre atividade física.

Por isso, o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior, alerta sobre a importância da prática regular de exercícios e esporte para a saúde do coração, em todas as faixas etárias.

“É considerado como sedentário a pessoa que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, ou menos de 75 minutos semanais para atividades intensas”, explica o médico.

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

“A prática regular de exercícios é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as suas tarefas do dia a dia, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, fortalece ossos e músculos e ajuda a emagrecer. Estes benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular”, diz Elcio.

Ainda segundo o cirurgião cardiovascular, é importante antes de iniciar a prática de atividade física, consultar o médico e realizar todos os exames necessários para que seja verificado o estado geral da saúde daquele indivíduo e assim seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade adequada.

*Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.