Prefeitura de Osasco lança Estudo de Vulnerabilidades Sociais

Compartilhe

A Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), apresentou, na quinta-feira, 27 de fevereiro, o estudo de vulnerabilidades sociais do município. O documento foi produzido pela Vigilância Socioassistencial do Departamento de Gestão do SUAS, com o objetivo de analisar e mapear as vulnerabilidades sociais de Osasco. Utilizando dados do Cadastro Único, o estudo visa identificar as áreas de maior fragilidade social, subsidiando a formulação e implementação de políticas públicas mais eficazes para garantir os direitos sociais das populações vulneráveis. O evento foi realizado no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

O titular da SAS, José Carlo Vido, destacou a importância da participação das organizações sociais e dos voluntários na cidade. “Temos aqui uma participação importante do nosso querido terceiro setor da cidade, aquelas organizações sociais e pessoas que voluntariamente cuidam de gente. Esta é uma missão de solidariedade, carinho e amor pelo nosso querido povo de Osasco.”

Vido também ressaltou a necessidade de expor a realidade do município e enfrentar os desafios apresentados. “Meses de pesquisa foram necessários para realizar um levantamento tão abrangente. Mostramos algo real. Reconhecemos que a municipalidade ainda não conseguiu resolver todas as fragilidades. A nossa cidade, assim como todas as grandes, médias e pequenas cidades, enfrenta dificuldades. Mas é positivo quando fazemos um estudo tão detalhado, que mostra a nossa realidade de forma fiel”, afirmou.

Ele parabenizou a equipe do SUAS pelo trabalho realizado e enfatizou a importância de utilizar o estudo como um guia para políticas públicas. “Vocês trabalharam arduamente para apresentar este estudo. Minha recomendação é que utilizemos este documento como nosso livro de cabeceira, repleto de informações extremamente importantes.”

Vido concluiu destacando a necessidade de governar a cidade ouvindo as pessoas. “Não adianta construir uma cidade com prédios, avenidas e edifícios gigantescos se o nosso povo não estiver feliz. Devemos governar olhando para as pessoas, ouvindo-as e tentando, a cada dia, resolver seus problemas. Este é o resultado do trabalho que estamos vendo agora”, finalizou.

Foto: Caio Henrique

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.