Ao completar um ano de vacinação contra raiva, seu cão ou gato deve tomar nova dose e manter a imunidade atualizada. Aproveite o mês de julho para garantir a proteção do seu pet. Barueri mantém o serviço todos os meses do ano.
O posto fixo de vacinação contra raiva fica localizado no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses – DTCZ, na Rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco. Os horários de funcionamento são das 09h às 11h e das 13h às 15h30. O atendimento acontece somente nas segundas e quartas-feiras.
NÃO PRECISA AGENDAR
São disponibilizadas 75 vagas a cada dia, totalizando 150 doses por semana. Não precisa agendar, basta comparecer ao local dentro dos horários indicados, a vacinação fica disponível até o esgotamento das doses.
Vale lembrar que o tutor precisa preencher e assinar um termo de responsabilidade pela vacinação. Esse documento está disponível no site da Prefeitura de Barueri. Clique AQUI para acessar.
DOENÇA FATAL
A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas por meio da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença.
Recomendações
A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.
Os pets devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Os cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, especialmente das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano”, conforme a Lei Estadual 11.531 de 11 de novembro de 2003, devem utilizar focinheira.
Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, evitando acidentes e fuga do animal, já que o DTCZ está localizado próximo à linha de trem e à avenida principal. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198.0424 e (11) 4198.5679.
Foto: Ricardo Santos/Secom