Em meio ao clima festivo do 76º aniversário de emancipação político-administrativa de Barueri, a população do Parque Viana se alegrou e aplaudiu o governo municipal pela dupla inauguração da Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas (unidade totalmente reconstruída), bem como da reformada e adaptada Estação Cultural Parque Viana Jair Honório Domingos. Ambos os equipamentos públicos foram entregues no sábado, 29 de março, onde estão localizados na Estrada dos Pinheiros, sendo a antiga biblioteca no número 185 e a escola no 198.
As duas placas de inaugurações foram descerradas pelo prefeito Beto Piteri acompanhado do ex-prefeito Rubens Furlan, vereadores, secretários e familiares dos homenageados. Os eventos tiveram ainda apresentações culturais para diversão da comunidade em geral.
ENTREGAS ANTERIORES
Antes, no dia 22 de março, foi inaugurada a UBS Roque Ribeiro Machado (Jardim do Líbano), a 21ª Unidade Básica de Saúde da cidade, localizada na Estrada das Pitas, 920. Ao lado, a população recebeu ainda uma praça de lazer totalmente equipada.
Na sexta-feira, 28 de março, a Prefeitura de Barueri entregou a Estação Cultural Luiz Odair de Sousa, na Rua Duarte da Costa, 15, no Parque Imperial. Como em todas as inaugurações, o governo municipal e demais autoridades municipais ressaltaram o crescimento de Barueri, a importância do trabalho de continuidade e a união para o desenvolvimento da cidade, visando proporcionar o bem-estar da população.
TUDO PERTO DE CASA
Residente na região desde 1980, João Floriano também viu a transformação do Parque Viana “Não tínhamos nada. Agora está bom. A escola é muito boa. Espero que seja preservada para continuar bonita. Vamos conservar”, disse Floriano. “É muito importante ter o meu filho estudando aqui, numa escola nova e perto de casa”, completou Viviane Souza Lima, mãe de Bryan César, 4 anos, moradora no bairro há dois anos.
FAMÍLIA GRANDE
Vereador de Barueri, entre 1988 e 2000, Vitor Firmino, até então casado com Aparecida Freitas dos Santos (Cida), filha de Anna Irene Mazaro de Freitas, contou que a escola era pequena. “Os meus filhos e outras crianças estudavam na Vila Lourdes, em Carapicuíba. Minha sogra tinha um coração do tamanho de Barueri. Uma mulher extraordinária”, elogiou Vitor, autor do projeto de denominação da Emei e de outros próprios públicos do bairro.
Moradora na região há 45 anos, Cida disse que a família da mãe Anna Irene é composta por 07 filhos, 20 netos, 15 bisnetos e 01 tataraneta. “Uma honra para todos nós. A escola ficou maravilhosa. É o cartão postal do Parque Viana”.
Foto: Beatriz Lucato/Secom Barueri
Foto aérea: Cauber Drone Secom Barueri