A Polícia Militar do Estado de São PAULO, através do 33º BPM/M realizou, na quinta-feira, 25 de abril, a Operação “Força Total” nos municípios de Carapicuíba e Cotia, áreas da 1ª, 2ª e 3ª Cias desta Unidade Operacional, empregando os efetivos operacionais da Força Tática e agência de inteligência do 33º BPM/M, bem como reforço de outras unidades operacionais como: 14º BPM/M, 20º BPM/M, 25º BPM/M, 36º BPM/M, 5º BAEP e Canil.
A Operação contou com a presença do Comandante do CPA/M-8 Cel PM Renato Lopes, Cmt Interino do 33º BPM/M Maj PM Ceoloni, Coordenador Operacional Interino do 33º BPM/M Cap PM Verona e Comandante da Operação Cap PM Cravero.
O planejamento da operação foi conduzido pela seção de planejamento do Batalhão, que analisou os principais delitos da região, identificando necessidades de segurança pública em horários e locais específicos.
Como resultado, um grande efetivo foi deslocado para reforçar o policiamento nesses locais, proporcionando uma percepção de segurança à população por meio de ações policiais, fiscalizações, abordagens e incursões em comunidades. Mais de 100 policiais militares e 30 viaturas foram empregados na operação. O objetivo da atuação do efetivo na região foi à manutenção da ordem pública e, principalmente, o aumento da presença policial ostensiva em locais com incidência de crimes contra o patrimônio, especialmente roubo e furto de veículos, além de coibir outros delitos.
Como resultado das ações foi fiscalizado 108 pessoas, 18 carros e 11 motocicletas. Houve o indiciamento de uma pessoa pelo crime de adulteração de sinal identificador, a captura de um indivíduo procurado pela Justiça e a apreensão de mais de 2.469 unidades de drogas diversas, totalizando mais de 2 quilos de entorpecentes.
Operações como essa permitem à Polícia Militar prevenir diversos crimes, recuperar mensalmente dezenas de veículos roubados e furtados, capturar indivíduos procurados pela justiça, além de prender em flagrante delito diversos criminosos. Assim, a Polícia Militar cumpre seus deveres frente à sociedade, potencializando o combate à criminalidade e proporcionando segurança, proteção e tranquilidade à população local, preservando a ordem pública.