Um trabalho de investigação que durou cerca de seis meses permitiu que a Polícia Civil interceptasse, nesta quarta-feira, 02 de abril, um caminhão com quase duas toneladas de maconha. O flagrante aconteceu na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O motorista, de 36 anos, foi preso.
Policiais do 1° Distrito Policial de Carapicuíba monitoravam uma organização criminosa responsável pela distribuição de drogas pela região metropolitana do Estado. Com base nas investigações e prisões anteriores de pessoas envolvidas na quadrilha, as equipes descobriram como funcionava o esquema, além de conseguir a identificação de placas de caminhões e carretas que faziam o transporte dos entorpecentes.
Os criminosos abasteciam os veículos com as substâncias no Paraguai e, depois, faziam o deslocamento por meio da chamada “rota caipira”, passando pelo Paraná até chegar em São Paulo.
Desde fevereiro, os agentes monitoram a movimentação de um dos caminhões para que pudessem fazer a abordagem em um momento oportuno. Na época, esse mesmo veículo foi até o Paraguai, o que aumentou ainda mais as suspeitas.
Na madrugada desta quarta-feira, 02 de abril, sabendo a rota realizada pelo veículo, os policiais fizeram campana na Rodovia Castello Branco. Pelo quilômetro 26, o caminhão foi avistado, pouco antes de entrar na cidade de Carapicuíba.
Ao perceber a movimentação das viaturas, o motorista tentou fugir para a cidade de São Paulo, mas foi alcançado e abordado na Avenida Ernesto Igel. Durante a vistoria no veículo, foram encontrados 1.891 tijolos de maconha, que totalizaram quase 2 toneladas.
O homem foi encaminhado ao 1° DP de Carapicuíba, onde permaneceu preso em flagrante e à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso.
Foto: Divulgação Governo do Estado SP
Fonte: Agência SP