A deputada federal Renata Abreu e o vereador Guto José, ambos do Podemos, estão trabalhando com muito afinco para que a falta de creches deixe de complicar a vida de muitas famílias.
Renata quer garantir o acesso a creches próximas de onde moram ou trabalham os pais de crianças menores de 4 anos. E o vereador Guto José quer garantir creches 24 horas em Carapicuíba.
Guto José e Renata Abreu
A deputada Renata Abreu é autora do Projeto de Lei 764/2023, para que o direito a creche seja cumprido, auxiliando no desenvolvimento educacional dos menores e profissional das mães
A deputada Renata Abreu é autora do Projeto de Lei 764/2023, para que o direito a creche seja cumprido, auxiliando no desenvolvimento educacional dos menores e profissional das mães. “A falta de creches está tirando mulheres do mercado de trabalho. É dever do Estado providenciar meios para que elas deixem seus filhos em creches ou em pré-escolas, enquanto trabalham. A realidade, no entanto, é que temos creches em números insuficientes e na maioria das vezes distantes de onde moram ou trabalham os pais. E isso não só inviabiliza o direito à educação infantil como prejudica toda a família”, argumenta Renata Abreu.
Segundo a parlamentar do Podemos, têm mulheres, principalmente as de baixa renda, que deixam o emprego após a chegada dos filhos. E o motivo está ligado aos cuidados com o filho, porque elas não encontram creche perto de casa ou do trabalho. Quando surge uma vaga mais distante, o custo do deslocamento compromete o orçamento doméstico. E contratar alguém para ficar com a criança nem pensar. “Por isso, a importância da aprovação deste projeto, que possibilitará não apenas o desenvolvimento da socialização da criança, mas também mães economicamente ativas”, defende Renata Abreu.
CRECHE 24 HORAS
O vereador Guto José é autor da Indicação 740/2023 para que o prefeito Marcos Neves viabilize junto a órgãos competentes a criação de creches 24 horas em Carapicuíba. A proposta do parlamentar do Podemos consiste em dar uma atenção especial às necessidades das mulheres com filhos de até 4 anos. “Me refiro às mulheres que trabalham no turno inverso ao diurno para ajudar no orçamento doméstico ou para bancar o sustento da família. Me refiro a adolescentes que são mães e estudam à noite. Nesses dois cenários, tem sido grande o número de trabalhadoras e estudantes obrigadas a o trabalho e a escola porque não têm com que deixar seus filhos”, detalha o vereador.
Para ajudar essas mães, que trabalham nos turnos da noite e da madrugada e as que estudam à noite, Guto José acredita que Carapicuíba possa fazer com algumas creches sejam 24 horas, com horários flexíveis de acordo com a demanda. “Estou muito empenhado para que termos creches 24 horas na cidade.
Trabalhando em sintonia com o prefeito Marcos Neves, essa conquista vai ser o nosso presente para as mães trabalhadoras e estudantes de Carapicuíba”, finaliza o vereador.
Foto: Divulgação Assessoria