PARA ONDE DEVEMOS IR? O futuro da Segurança Urbana nas grandes cidades do Estado de São Paulo! – *Major PM Eduardo Mosna Xavier

Compartilhe

Osasco é uma das 14 grandes cidades do Estado de São Paulo, excluindo a Capital paulista. Segundo a Fundação SEADE, os maiores municípios do território bandeirante possuem, pelo menos, 400 mil habitantes registrados no último censo presencial do IBGE (realizado em 2018), além de possuir um PIB municipal entre as 50 primeiras cidades ante os 645 municípios existentes em SP. A classificação de GRANDE, entretanto, não impacta apenas em nuances exclusivamente positivos…

Osasco se apresenta como um excelente ESTUDO DE CASO para analisarmos a realidade das cidades grandes do litoral, interior e Grande São Paulo. Detentora da 2ª maior economia do Estado, atrás apenas da Capital, possui um PIB de quase R$ 5 bilhões por ano! Localizada na região demograficamente relevante, é cortada por Rodovias essenciais para o fluxo de pessoas e produtos, como a Castello Branco e a Regis Bittencourt. Pelo fato de ladear bairros importantes da Zona Oeste da Capital, possui elevada concentração e adensamento populacional, resultando numa ocupação desordenada e num processo perene de “favelização”, sobretudo, nos rincões mais afastados de suas Zonas Norte e Sul.

DESAFIOS

Neste condão, os DESAFIOS enfrentados pelo 14º BPM/M para garantir a segurança e a ordem pública em Osasco são hercúleos. Com tal complexidade, complexificada com inúmeras e incontáveis adversidades retroalimentadas pela reincidência e reiteração criminal, seria aparentemente impossível realizar uma oferta de serviços com a dignidade e respeito que o cidadão osasquense merece. Entretanto, desde janeiro de 2023,  a cidade apresenta uma expressiva e notória redução de indicadores criminais, sobretudo, de delitos contra o patrimônio. Como explicar tal proeza?

A resposta para tal conquista reside no verdadeiro significado de uma importante palavra na contemporaneidade, sobretudo, de profissionais que trabalham com políticas públicas: INTEGRAÇÃO! Em Osasco, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal trabalham com uma UNICIDADE DE PROPÓSITOS! A constante e perene permuta de DADOS E INFORMAÇÕES, bem como o planejamento em comum de ações e missões favorece não apenas a OSTENSIVIDADE dos ativos operacionais disponíveis pelas três Instituições como, também, a SENSAÇÃO DE PRESENÇA E DE SEGURANÇA por todos que circulam pelas ruas da cidade.

OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA

Como exemplo, a OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA se elevou a um RETRATO FIDEDIGNO do que simboliza tal integração na cidade. Idealizada pelas mais altas autoridades da PM, PC e GCM na cidade, foi implementada em agosto de 2023. Com quase 20 fases, já prendeu mais de 30 criminosos, bem como quase 1/2 tonelada de drogas e dezenas de armas. Além do habitual compartilhamento de ações, a SATURAÇÃO INTEGRADA permite o incremento de cerca de 50 viaturas e 100 agentes de segurança nos bairros e locais de interesses, aumentando sensivelmente a AÇÃO DE PRESENÇA e coibindo práticas criminais.

Cabe reforçar: a INTEGRAÇÃO compartilha labores, mas mantém a AUTONOMIA entre as três Forças de Segurança na cidade. Não ocorre uma UNIFICAÇÃO, mas, conforme dito anteriormente, uma UNICIDADE DE PROPÓSITOS. Cada uma das três instituições tem objetivos e MISSÕES ESPECÍFICAS capituladas no artigo 144 da Constituição Federal. Entretanto, considerando o TEATRO DE OPERAÇÕES onde se encena a segurança pública, os três atores são, igualmente, PROTAGONISTAS de uma peça, não de um monólogo. Precisam interagir em suas interpretações para que o espetáculo possa ocorrer! Considerando tal analogia, é vital que o caminho para se PROSPECTAR cenários para uma melhor SEGURANÇA PÚBLICA no Brasil perpassa por medidas similares àquelas realizadas na “Cidade Trabalho”.

AS TRÊS DE FORÇAS DE OSASCO

Afinal, as três Forças têm, apenas, 1 inimigo: o CRIMINOSO! Todos os outros players envolvidos nas políticas públicas locais são PARCEIROS ou COAUTORES necessários para que as ações, missões e operações realizadas para SERVIR E PROTEGER os munícipes sejam eivadas de uma maior e melhor EFETIVIDADE, permitindo uma prevenção e repressão imediata no COMBATE AO CRIME com maior eficácia e eficiência. TODOS SÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA VENCERMOS ESSA GUERRA, PRINCIPALMENTE O CIDADÃO! VAMOS JUNTOS! FOCO NA MISSÃO!

*Major PM Eduardo Mosna Xavier – Submct do 14º BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP

Foto: 14°BPM/M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.