A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco realizou segunda-feira, 28 de abril, na Sala Luiz Roberto Claudino (anexa ao Paço Municipal), a formatura do Programa Jovem Aprendiz Trabalhador, realizada em parceria com os institutos Projov e Rotary Clube.
No total foram 66 formandos, que durante dez meses participaram de cursos nas áreas de Administração, Logística e Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação. No período eles trabalham quatro dias na semana (6 horas diárias) em órgãos da Administração Municipal para adquirirem experiência, uma vez por semana participam dos cursos, e recebem por mês uma bolsa auxílio de R$ 977,44, vale-transporte e vale- refeição de R$ 210,24.
O programa é direcionado a jovens moradores de Osasco de 16 a 22 anos, matriculados no ensino médio regular ou técnico, EJA ou curso superior, desempregados e provenientes de famílias de baixa renda.
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, foi representado na cerimônia pelo secretário da Setre, Michel Figueredo. Também participaram do ato o secretário executivo da Infância e Juventude, Rodolfo Cara, o presidente da Associação Projov, Nelson Ferreira dos Santos, a coordenadora de aprendizagem da entidade, Elaine Marques, o diretor do Rotary Internacional, José Antônio Antiório, e a vereadora Elsa Oliveira, representando o Legislativo.
Em suas falas, as autoridades parabenizaram os jovens pela formatura e os incentivaram a continuar com os estudos para que futuramente tenham novas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. A próxima turma deverá iniciar os cursos em meados do mês de maio.
O morador do Jardim Conceição, Kawê Rolando Mendes da Silva, 17 anos, participou do curso de Administração e falou da transformação vivida com a experiência ao longo dos dez meses de atividades. “Achei que não ia me adaptar, porque era muito tímido. Com as aulas, a gente tem a parte técnica do curso e também as aulas de interação e aconselhamentos para a vida. Agora me sinto mais tranquilo para interagir e espero em breve conseguir um emprego na área”, disse o estudante, que tem planos de estudar medicina.
Foto: Eduardo Soares