Numa quinta-feira, 04 de fevereiro de 1999, o relógio marcava 19h40 quando o compositor Paiva Netto entoou pela primeira vez aquela melodia tranquilizadora. Era a Paz do Cristo Ecumênico em notas e acordes.
Após a apresentação da obra, para algumas pessoas, afirmou o autor: “Os pizzicatos são as batidas do coração tranquilo. A letra, eu procurei fazê-la bem simples, porque a minha preocupação é que o povo a cante. Prece para ter Tranquilidade é como um viajor que, de súbito, numa estrada, se depara com o Mestre Jesus e, profundamente comovido, esboça algumas palavras. Mas de que modo se dirigir ao Mestre? Não há outra forma: de joelhos, contrito, de mãos postas, pela eternidade grato, pelo sublime ensejo desse encontro. É o prêmio para o viajante pertinaz, o galardão almejado pelo trabalhador fiel que acreditou sem falência nestas palavras do Cristo: — ‘Eis que venho sem demora’.
“Imagino as donas de casa, as mães, os pais de família com seus filhos e suas filhas cantando-a, porque, não sendo difícil, ela vai ser interpretada não somente pelo coro, pois a fiz de tal maneira que todos possam tomar fôlego e alcançar as notas mais altas. Essa música é como Jesus, o Sol que atravessa qualquer fresta, levando calor aos mais mórbidos ambientes. Esta obra é um acalanto para a Alma, música para ser cantada não somente pelos lábios, mas também pelo coração”.
Paiva Netto ainda destaca: “Desde que me conheço como gente, outra coisa não tenho procurado fazer que não seja bem servir a Jesus, batalhando pelo bem-estar do meu semelhante”. Por isso mesmo as preces por ele proferidas a Deus têm um inconfundível carisma, de quem já se imolou no fogo do sacrifício, por Amor à Obra do Criador. São orações repletas de uma emoção transcendente que nos levam àquele estado místico de Alma, indefinivelmente sublime.
Prece para ter Tranquilidade é um duo para soprano e contralto com a participação de um grande coro no final. Essa obra-prima figura entre as mais tocantes peças musicais do compositor. Mas falar sobre ela não traduz em plenitude a beleza dessa composição. Sente-se e permaneça em silêncio, apreciando-a com o coração aberto ao Infinito. Essa é a nossa melhor sugestão.
Prece para ter Tranquilidade(7’48”)
(Música especial para confortar e amenizar as dores de todos os que sofrem.)
Só Jesus salva!
Dele a Paz virá,
Para o coração
Que quer Seu perdão.
Vem, ó Mestre, a nós!
Não nos deixes sós!
Tudo é sempre dor
Sem o Teu Amor!
Prece para ter Tranquilidade faz parte do Oratório O Mistério de Deus Revelado, composição de Paiva Netto, e encontra-se em CD lançado pela Gravadora Som Puro Records. A prece pode ser ouvida pelo aplicativo Boa Vontade Play ou pelo canal Música Legionária, no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZlsTUeLSVqA).
Foto: LBV