Desde a quarta-feira, 13 de novembro de 2024, o 14° BPM/M iniciou a Operação Vigilantes. Contando com o apoio do efetivo da Diária Extraordinária de Jornada Especial (DEJEM Batalhão) e da Equipe de Drones da unidade, os Comandantes das cinco Companhias Territoriais contaram com PMs especializados em fiscalização de trânsito e com a captação de imagens aéreas para identificar e apreender motos irregulares – os chamados “Cavalos de Aço” – escondidas em oficinas clandestinas e prováveis pontos de desmanche na cidade de Osasco.
As Motocicletas têm participação em cerca de 40% dos crimes na “Cidade Trabalho”, segundo dados da Seção Operacional do 14° BPM/M, levantados entre janeiro e julho de 2024. Ou seja, em quatro de cada 10 delitos, temos um “Cavalo de Aço” sendo subtraído ilegalmente (portanto, alvo de furto, roubo ou receptação) ou este veículo é utilizado para a prática delitiva, sendo instrumento essencial no Modus Operandi dos criminosos para que possam realizar a conduta delitiva, normalmente praticando ações ilegais contra a vida e o patrimônio do cidadão(ã) osasquense.
A Operação conta com a participação de efetivo especializado em Fiscalização de Trânsito. Em 2024, dois Policiais Militares do 14° BPM/M realizaram o Curso de Especialização Profissional (CEP) nesta área, graças às vagas ofertadas pelo CPTran. Os conhecimentos adquiridos estão sendo multiplicados com os mais de 600 PMs da unidade através de uma Cartilha Técnica, elaborada por um dos formados – Cabo PM Roger (P/1 – 14° BPM/M), padronizando e profissionalizando essa atividade.
Além da expertise nas ações de trânsito, a Operação Vigilantes também tem a importante participação da Equipe de Drones do 14° BPM/M. A unidade integra o Projeto Piloto do Programa de Policiamento com Drones, iniciativa do Comando Geral da PMESP com o fulcro de otimizar o uso desta ferramenta no policiamento ostensivo.
Em Osasco, a Polícia Militar tem empregado a Aeronave Não Tripulada em conjunto com a Sala de Operações da 5ª Cia, otimizando a captação de imagens e filmagens aéreas com a finalidade de fortalecer as evidências digitais e aumentar o rol probatório, tanto do profissionalismo de nossos valorosos(as) guerreiros(as) como, também, das informações envolvidas nas atividades criminosas, aumentando exponencialmente as chances do bandido ficar e permanecer preso durante a fase processual de análise da sua conduta.
Além da Produtividade Policial esperada, envolvendo as apreensões de “Cavalos de Aço” e a identificação/fechamento de desmanches travestidos de oficinas, o 14° BPM/M também investe no Marketing Institucional desta Operação, através da elaboração de Notas de Imprensa, bem como de conteúdo a ser explorado nas Mídias Sociais da unidade (Instagram e Youtube).
Na contemporaneidade, a divulgação das atividades policial-militares transmite, simultaneamente, segurança para o cidadão (que vê, diuturnamente, a PM trabalhando) e insegurança ao ladrão (que, temeroso por sua captura, deixa momentaneamente de praticar o crime). O efeito da Guerra Híbrida, ostensivamente utilizada pelo 14° BPM/M, vêm, a cada dia, reduzindo os indicadores criminais em Osasco.
O Comando do 14° BPM/M espera que, com a Operação Vigilantes, os números de furtos e roubos de motocicletas possam reduzir ainda mais em Osasco. Alinhando competência operacional e tecnologia, a unidade caminha, juntamente com as demais Forças de Segurança da Cidade (GCM e PC) em busca de uma Osasco mais segura e protegida! Vamos Juntos! Foco na Missão!
*Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)
*Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)
*Cap PM DANILO FRANCO (Cmt da 2ª Cia do 14° BPM/M e Bacharel em Ciências Policiais pela APMBB)
Foto: 14° BPM/M