Na sexta-feira, 1º de dezembro, a Prefeitura de Itapevi inicia a Operação Natal Seguro com o objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade à população no período de compras do final do ano. A iniciativa é coordenada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi. Os trabalhos de policiamento preventivo e ostensivo vão até o dia 31 de dezembro.
A iniciativa tem como propósito coibir a prática de crimes na região central da cidade e garantir a segurança e conforto da população e dos comerciantes em meio às compras de final de ano. O policiamento será realizado com patrulhamento a pé, ROM (Ronda Ostensiva com Motocicletas), Divisão do Canil, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Ronda Regional e os demais veículos da corporação.
A segurança será reforçada de segunda a sábado, das 08h às 22h, principalmente na região comercial. No domingo, a operação vai até as 20h. Na semana do Natal, de 24 a 29 de dezembro, o policiamento preventivo e ostensivo será realizado no mesmo horário, exceto no dia 24, quando o policiamento será feito até as 0h.
Os locais que irão receber atendimento da Guarda são: Terminal Rodoviário, Ita Shopping Centro, avenidas Presidente Vargas, Cesário de Abreu até a Rubens Caramez e vias adjacentes. As equipes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) irão intensificar a sinalização no centro expandido. Haverá uma base móvel montada na Praça Carlos de Castro.
O comando da Guarda estima que cerca de 30 homens estarão empregados por dia nesta operação. Nas próximas semanas, a GCM distribuirá aos comerciantes da região central um cartão com o número de WhatsApp da Ronda Regional 10 (95442-0310).
CUIDADOS COM A PRÓPRIA SEGURANÇA
É importante também que a população previna-se e evite que idosos saiam de casa sozinhos para ir a bancos, não deixe bolsas e celulares no banco dos carros quando estes estiverem estacionados e evite andar com grande quantidade de dinheiro. As mulheres devem andar com suas bolsas sempre à frente do corpo para evitar furtos ou roubos.
A Prefeitura informa que caso você detecte qualquer atividade suspeita na região central, é possível entrar em contato com a GCM pelos telefones 153 e 199 (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Foto: Divulgação /PMI