Nesta quarta-feira, dia 3 de julho de 2024, o 14º BPM/M iniciou mais uma Operação Policial Militar específica, objetivando a garantia da prevenção de delitos e o combate ao crime organizado na cidade de Osasco. A Operação “Carga Segura” tem como objetivo a fiscalização de Veículos de Transporte de materiais em geral, bem como de alimentos.
Com foco de atuação na Zona Norte da cidade, teve o objetivo de empregar as equipes disponíveis em áreas de interesse de segurança pública com indicadores criminais de furto e roubo de mercadorias em situação de transporte. Além da fiscalização das condições de circulação e de documentação dos caminhões, vans e demais tipos de transporte com transbordo, também foi verificada a procedência da carga (condições de armazenamento, destinação, etc).
O Roubo de Carga é um crime que gera uma especial atenção por parte das Forças de Segurança de Osasco, em virtude das múltiplas particularidades violentas que são específicas deste modal criminal. A análise para a seleção dos veículos perpassa por engendrosas e complexas organizações criminosas, contando com informações privilegiadas de delinquentes enrustidos, inseridos em empresas de monitoramento, que permitem a identificação cirúrgica da chamada “Carga Ideal” (produto transportado sem segurança e em local que facilita a ação criminosa). A abordagem dos infratores normalmente é agressiva, com a prática de lesão corporal e uso de armas (normalmente portáteis – de alto calibre, como metralhadoras e espingardas). O ato de rendição eventualmente pode ser precedido de disparos destes armamentos. O motorista e eventuais passageiros são mantidos como reféns até o translado ilícito da carga e são liberados em locais desconhecidos e afastados da área urbana, sem qualquer tipo de identificação.
Além da violência, o prejuízo financeiro também é diferenciado, já que atinge o proprietário e, na maioria dos casos, a empresa seguradora que ofertou a proteção da mercadoria. Ademais, o comércio irregular destes produtos, em estabelecimentos clandestinos, por um preço bem abaixo do praticado, impele a entrega de materiais sem qualquer tipo de respaldo e garantia, tanto jurídica quanto de conteúdo. O consumidor, aparente detentor de uma vantagem econômica, pode arcar com prejuízos que vão além do monetário, principalmente se os materiais adquiridos forem da área medicamentosa, alimentícia ou de segurança pessoal.
Enfim, as explicações que justificam a gravidade do roubo de carga não param por aí. Desvelada, apenas, a ponta deste iceberg, percebe-se a premente necessidade de um forte enfrentamento desta perversa modalidade criminosa. Operações como a carga mais segura, amparadas pelo já sério e rigoroso trabalho investigação de nossa combativa Polícia Civil de Osasco, são as principais armas para combatermos esse delito e garantirmos mais Paz e Proteção na Zona Norte da cidade. Foco na Missão!
*Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14º BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)
*Maj PM Marcus ZAMORA (Coord Op do 14º BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)
Foto: Polícia Militar