Na quarta-feira, 20 de dezembro, em uma ação de grande envergadura com a participação da Receita Federal no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Aeroporto de Guarulhos, denominada “Operação Aeroporto Blindado”, foram realizadas duas apreensões de drogas em voos domésticos.
A primeira ocorrência teve lugar durante uma fiscalização de finger, na qual equipes da Receita Federal, Força Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de São Paulo e Polícia Federal inspecionaram todos os passageiros desembarcando de um voo proveniente da região norte do País. Durante a revista de corpo, foi identificado que um passageiro portava uma cinta ao redor do tórax, contendo vários tabletes acolados. Após triagem do material, constatou-se que eram aproximadamente 4 kg de skunk (supermaconha). O passageiro foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas.
Na segunda ocorrência, durante a fiscalização de outro voo procedente da região norte, as equipes K9 dos órgãos envolvidos na operação detectaram que uma bagagem despachada continha substância ilícita. A triagem identificou aproximadamente 16 kg de skunk. A passageira que despachou a mala com drogas estava em conexão internacional e foi identificada e presa no momento do embarque para seu próximo trecho aéreo.
As ações coordenadas entre as agências de segurança envolvidas demonstram a eficácia da Operação Aeroporto Blindado em garantir a segurança no transporte aéreo e combater o tráfico de drogas, reiterando o compromisso conjunto na preservação da ordem pública.
Foto: Receita Federal