No final do século XX e início do século XXI era comum ver nas grandes telas do cinema, filmes com temáticas futuristas, em que mundos utópicos com carros voadores, aeronaves não tripuladas, inteligência artificial, robôs e diversos aparatos tecnológicos dividiam o dia-a-dia da sociedade. Tudo isso era apenas coisa da sétima arte e que pareciam muito distantes da realidade.
Porém, a velocidade com que a tecnologia se desenvolveu foi algo surpreendente. O salto tecnológico nas últimas décadas foi gigantesco e o que outrora parecia ficção científica, hoje é realidade e cabe na palma de nossas mãos.
Foram avanços que impulsionaram os desempenhos em todos os âmbitos: comunicação, medicina, educação, trabalho, indústria, transporte, entre outros.
Na religião, ética e filosofia, o bem e o mal referem-se à avaliação de objetos, desejos e comportamentos considerados moralmente positivos e moralmente negativos. Infelizmente, os comportamentos moralmente negativos também usufruem desse avanço tecnológico, criando distintos métodos prejudiciais à sociedade em prol de benefícios escusos, criminosos.
Com a necessidade de criar soluções tecnológicas no combate ao crime, a Polícia Militar do Estado de São Paulo aposta na utilização de aeronave não tripulada (drone), que se mostra uma ferramenta inovadora e eficaz que sem dúvidas será a principal parceira da PMESP para combater o crime e garantir a ordem pública.
Entre os meses de outubro e novembro de 2024, o 14° BPM/M foi contemplado com a realização do Projeto Piloto do Programa de Policiamento com Drones. A modalidade inicialmente foi implementada na área territorial que corresponde à 5ª Cia do 14º BPM/M e trouxe diversos resultados positivos. Diante do sucesso, o programa foi ampliado para todo o batalhão, visando melhorar a segurança pública e otimizar a atuação policial na cidade de Osasco.
O comando de batalhão acredita que a capacitação profissional dos policiais é extremamente importante e necessária no desenvolvimento institucional, mas, principalmente do programa de policiamento de drones, e como parte da ampliação do projeto, dez policiais militares pertencentes às Cias territoriais do 14º BPM/M realizaram o Curso de Especialização Policial para Operação de Drone, desenvolvido no Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM).
Na grade curricular do curso, os policiais aprendem técnicas de aviação, legislação e as informações necessárias para que pilotos remotos e operadores de aeronaves não tripuladas possam realizar operações seguras e em consonância com as normas em vigor na Instituição e no Brasil.
O programa de policiamento com drones no 14º BPM/M já se provou um case de sucesso, eficiente e benéfico para Osasco. São inúmeras as ocorrências em que o drone foi utilizado para apoiar os policiais militares em solo. Ocorrências em áreas de difícil acesso que em virtude do uso do drone foi possível localizar objetos, drogas e pessoas homiziadas, além de subsidiar as estratégias criadas para operações de combate ao crime, graças à amplitude da visão aérea que o drone proporciona.
Vale destacar que o uso de drones está em conformidade com as normas de privacidade e direitos humanos, assegurando que as operações sejam realizadas de forma ética e respeitosa com a população.
O futuro chegou e a Polícia Militar do Estado de São Paulo está preparada para inovar e fazer o uso das tecnologias disponíveis em prol da sociedade paulista.
*Renan Aversani Silva é Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo / Técnico em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública
Foto: 14º BPM/M