Em 15 de junho, celebra-se oficialmente o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com o intuito de quebrar tabus, dar visibilidade ao tema e conscientizar a população, a Prefeitura de Jandira está promovendo uma campanha com objetivo alertar a sociedade sobre a violência cometida contra os idosos, buscando sensibilizar e, principalmente, amenizar o sofrimento que este grupo tem enfrentando.
Entre as pautas discutidas durante a campanha, uma que se destaca é a luta contra o etarismo na sociedade, praticado contra pessoas de idade avançada. O preconceito ressalta a ótica negativa que a população tem dessa faixa etária.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), situações que caracterizam a violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões praticadas uma ou mais vezes, que prejudicam a integridade tanto física como emocional do idoso, gerando a exclusão social desse grupo.
Dados do Disque 100 mostram que houve um aumento de 97% no número de violações de direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país somou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano.
A seguir os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, segundo o Governo do Estado de São Paulo:
– VIOLÊNCIA FÍSICA: uso da força física contra o idoso, para feri-lo ou provocar-lhe dor, incapacidade ou morte;
– VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: corresponde à realização de agressões verbais ou gestuais com a finalidade de aterrorizar o idoso, humilhá-lo, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social;
– VIOLÊNCIA SEXUAL: relacionado com a prática de ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional utilizando pessoa idosa.
– VIOLÊNCIA FINANCEIRA OU ECONÔMICA: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais;
– ABANDONO: caracterizado pela ausência dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa que necessite de proteção;
– NEGLIGÊNCIA: relacionada à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.
– AUTONEGLIGÊNCIA: conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si.
A Prefeitura de Jandira alerta que, diante dos fatos, faz-se necessário entender que o processo de envelhecimento é natural e que todos merecem ser respeitados, como a própria constituição assegura. Além disso, é possível usar as redes sociais como apoio para incentivar o exercício de cuidado e segurança nas relações do dia a dia. Em caso de suspeita de violência, não feche os olhos, denuncie para os Direitos Humanos, disque 100. O atendimento funciona 24 horas.