Nem só de Pão o Homem Viverá… A importância do auxílio espiritual ao Policial Militar – *

Compartilhe

Na noite de 29 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Osasco prestou uma homenagem à “Universal nas Forças Policiais” (UFP), atividade da referida Igreja que oferta, gratuita e voluntariamente, auxílio psicológico e espiritual aos mais de 600 Policiais Militares do 14º BPM/M.

O Pastor Ulysses, responsável por tal obra nos 15 municípios da região de Osasco, representou a Igreja Universal e recebeu a placa em homenagem, inquestionavelmente justificada pelo labor realizado na Sede e nas cinco Companhias Territoriais do Batalhão, que tem a missão de servir e proteger o cidadão osasquense.

Além da UFP, a organização “PMS DE CRISTO” também presta importante assessoramento espiritual aos devotos da fé católica. Ambas as entidades têm espaço franqueado em nossas instalações para a divulgação, atendimento e assessoramento ao efetivo voluntário para participar dessas ações.

Nosso Estado deve, necessariamente, ser Laico em sua essência, condição “sine qua non” para que a tomada de qualquer tipo de decisão administrativa seja Isenta e Imparcial. Entretanto, em muitas situações, a Racionalidade não é suficiente para que o servidor público possa se manter fiel aos princípios e valores que norteiam a prática de atividades estatais em prol do Bem Comum. As diversas tentações – os chamados pecados – exigem que o funcionalismo que presta serviços ao cidadão seja Resiliente e, sob qualquer estímulo ou circunstância, não se contamine com a prática de qualquer conduta ou comportamento desviante.

Para as Forças de Segurança, o efeito nefasto de contaminação para o mal é, ainda, pior! Os profissionais que prestam juramento de, mesmo com o sacrifício da própria vida, garantir a paz e a tranquilidade das pessoas, recebem infinitas Tentações que superam, em muito, a imaginação perversa de qualquer ser humano com ideações profanas.

O Policial Militar, em suas mais diversas funções, é imerso e imiscuído no chamado Mundo do Pecado. Ademais, a população apenas clama pela presença da PM para Resolver Problemas. Tal paradigma gera uma cultura sedimentada em nossa sociedade de que somos “responsáveis por resolver todo e qualquer dilema”, sem flexibilidade para qualquer tipo de desvio – situação esta que geraria, sem sombra de dúvidas, uma inquestionável abominação social.

Como manter a resiliência aos Princípios e Valores organizacionais, sem se sujeitar a uma possível contaminação social? Através da FÉ! A idéia de que o Bem Deve Superar o Mal, é um norte que deve guiar o azimute de todo e qualquer agente de segurança pública. Essa Crença deve ser alimentada por uma Expectativa de retribuição – A Vida e a Paz Eterna! O ser humano é movido por um Espírito Inegável de Conquista, ou seja, acreditar que pode superar toda e qualquer adversidade para que, no final de sua jornada nesse plano terrestre, possa receber o Prêmio dos Prêmios.

Neste condão, a Religião tem papel fundamental nesse processo social complexo. A FÉ direcionada a uma perspectiva religiosa permite tanto a mudança de hábitos perversos como a manutenção de condutas dignas e valorosas. O Apoio Religioso oferta, aos Policiais, um importante estímulo para o fortalecimento espiritual no enfrentamento das mazelas encontradas diariamente nas ruas de nossas cidades. Além disso, oferece um alimento muito mais importante do que o exigido biologicamente. A Palavra de Fé é o Alimento da Alma.

Afinal, como diz um versículo dos Salmos da Bíblia: “Nem Só de Pão o Homem Viverá, Mas de Sua Palavra!” Que, além da Fé Na Missão (princípio inserido no Planejamento Estratégico da PMESP, de 2024 a 2031), nossos guerreiros e guerreiras possam continuar tendo resiliência para manter a Fé em Deus! Obrigado UFP e PM´s de Cristo por serem verdadeiros “companheiros nesta árdua e difícil jornada!

ESTAMOS JUNTOS E VENCENDO! FOCO NA MISSÃO!

*Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)

*Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)

Foto: 14º BPM/M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.