Não se inspire, transpire! A do trabalho e os impactos de transformação na segurança pública! – *Major PM Eduardo Mosna Xavier

Compartilhe

O município de Osasco experimenta uma redução histórica dos Indicadores Criminais, especificamente dos Delitos contra o Patrimônio, desde o início de 2023. Sob o Comando do Tenente Coronel PM Keida, bem como pela integração com as de mais Forças de Segurança da “Cidade Trabalho”, nunca antes foi observada uma diminuição constante e consistente das infrações como a que ocorre nestes últimos 30 meses. Observando as Políticas Públicas aplicadas, nota-se uma  Informação Essencial: cerca de 70% das ações, missões e operações realizadas Já Existiam Institucionalmente!

O Programa Vizinhança Solidária (PVS), pujante em Osasco desde os anos de 2010, foi incrementado e valorizado, praticamente dobrando o número de localidades cadastradas, passando de 189 para Mais de 350 até o dia 14 de maio de 2025.  As Bases Comunitárias de Segurança, existentes desde o início dos anos 2000, foram melhoradas e aperfeiçoadas: a BCS Dos Remédios, totalmente reformada e ampliada, dobrou o número de atendimentos mensais (de 500 para 1000 pessoas em média); a BCS Dos Metalúrgicos foi totalmente readaptada, iniciando um pujante trabalho de aproximação nos parques e escolas no seu entorno. As Operações Direção Segura e Direção Segura Integrada, realizadas em 2024, apreenderam 100% de veículos a mais em relação a 2023. As Fiscalizações de Trânsito, através de bloqueios e “pinçamentos”, produziram quase 2 mil multas de trânsito a mais em 2024. No ano passado, realizamos mais de 300 Operações PM, quase o dobro em relação ao ano anterior.

Todos os exemplos citados neste último parágrafo não apresentam medidas criativas e inovadoras de combate ao crime em Osasco. Simbolizam, apenas, uma coisa: Trabalho! O aumento de produtividade e de força laboral impulsionadas pelo Exemplo do Comando da Unidade, presente e atuante em todas as atividades operacionais, dignifica o papel do Oficial perante a Tropa e, acima de tudo, contextualiza uma máxima inquestionável: Não Existe Solução Mágica Para A Segurança Pública! O que realmente se faz necessário é a Inteligência para análise e criação de uma Consciência Situacional Local, alinhando os dados, informações e conhecimentos resultantes numa Comunicação objetiva e pragmática com o público interno e externo, sempre com ênfase no cumprimento de nossas atribuições constitucionais emanadas pelo artigo 144 da Carta Magna (polícia ostensiva preventiva e repressiva imediata)

Veja, não estamos desconsiderando a importância da Inovação. Estamos, apenas, minimizando o seu impacto para o labor em segurança pública. Não falta criatividade para a Polícia Militar e as Forças de Segurança em Osasco: Operação Força Conjunta, Guerra Hibrida nas Mídias Convencionais e Sociais, Participação nos Projetos Piloto do Programa de Policiamento com Drones e de PReleção Virtual… Enfim, criamos e incentivamos a criação, conscientes de que os resultados obtidos serão importantes Coadjuvantes  no Combate ao Crime. Tais contribuições apenas surtem o efeito macro desejado quando Deixam de Ser Novidade e Passam a Ser Realidade, ou seja, são definitivamente incorporadas na Cultura Organizacional, a boa e velha Rotina de Serviço. Até lá, tais práticas devem se sedimentar no dia-a-dia de cada patrulheiro e patrulheira de forma que, através dos resultados obtidos, ele(a) possa Acreditar que sua adoção seja Indispensável no policiamento.

Até lá, A Solução Caseira com uma boa dose de Motivação e Empenho se apresenta como Protagonista nas atividades de polícia. Obviamente, Valorizar a Tropa se constitui como uma medida potencializadora para alimentar um círculo virtuoso nesse sentido. Entretanto, de nada adianta, apenas.  estudar e falar… Devemos Fazer As políticas públicas já estão postas para uso: doutrina, procedimentos operacionais, operações, técnicas e táticas… Se, em sua cidade, a segurança pública não está funcionando é porque falta, efetivamente, Ação! A Inspiração Melhora A Situação, Mas A Transpiração Resolve o Problema! Afinal, Nada Resiste ao Trabalho! Foco Na Missão!

*Major PM Eduardo Mosna Xavier é Subcomandante do 14º BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP)

Foto: 14º BPM/M

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.