Não adianta reclamar! bloqueios de trânsito salvam vidas: 4/5 dos acidentes nas ruas de Osasco são causados por mal estado de conservação dos veículos ou por desatenção provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas! – *

Compartilhe

Em levantamento junto a base de dados de atendimentos de ocorrências no 14° BPM/M, entre janeiro e setembro de 2024, foi verificado que 2/5 dos acionamentos (via 190) para atendimento de ocorrências de Acidente de Trânsito em Osasco foram motivados, direta ou indiretamente, pelo Mal Estado de Conservação do Veículo.

Pneus sem condição de circulação (“carecas”), problemas mecânicos graves e ausência de equipamentos obrigatórios (lanternas, faróis, retrovisores),  principalmente os de proteção, como o cinto de segurança, são as principais causas que originaram tais sinistros. Outros 2/5 foram gerados por desatenção do motorista, motivada principalmente pelo Consumo de Bebidas Alcoólicas ou outras substâncias que geram alteração na percepção de direção e nos sentidos de reação ao volante (como remédios, drogas, etc.).

Consciente deste fato, bem como da responsabilidade de Preservar Vidas e de Aplicar a Lei, o Comando do 14° BPM/M tem intensificado os Bloqueios Policiais com ênfase na Fiscalização de Trânsito, especialmente neste mês de Outubro de 2024. Além das Operação Direção Segura (ODS), nas noites e madrugadas dos finais de semana; o “Amanhecer”, “Entardecer” e “Anoitecer em OZ”, com efetivo da Diária Especial de Jornada Extraordinária de Serviço PM (DEJEM) tem destinado o efetivo para a averiguação de veículos e de motoristas por toda a cidade de Osasco.

Sabemos que a Fiscalização de Trânsito causa desconfortos, tanto pelo eventual congestionamento como pelo tempo dispendido pelo Policial Militar na averiguação. Entretanto, tal medida é Fundamental na contemporaneidade, onde a maior “causa mortis” nacional são os Acidentes de Trânsito. Em média, mais de 60 mil brasileiros perdem a vida por ano nas vias urbanas e rodoviárias em nosso país. Como visto, em Osasco, a ausência de fiscalização pode gerar, ainda mais, uma Perigosa Sensação de Impunidade, permitindo que proprietários descuidados não tomem todos os cuidados necessários para a perfeita circulação de seu carro, moto ou caminhão.

NÃO HÁ UMA INDÚSTRIA DA MULTA NA CIDADE!

Até o presente momento, em 2024, o 14° BPM/M não recebeu qualquer tipo de denúncia ou reclamação de abuso de poder ou de autoridade nas referidas Operações. O condutor que foi multado e/ou que teve seu veículo apreendido adminstrativamente efetivamente estava em, pelo menos, em 1 dessas 2 condições: Sem Condições Psicomotoras de Dirigir ou com Veículo em Mal Estado de Conservação, colocando em risco não apenas a sua vida, como a dos demais integrantes das vias de circulação (pedestres, passageiros e outros meios de transporte no entorno).

Apenas em 2024, o 14° BPM/M já tirou das ruas de Osasco Mais de 1000 Veículos conduzidos por embriagados ou sem condições de tráfego. Considerando a imagem acima, onde um ébrio atropelou 3 pessoas em nossa cidade, perguntamos: Quantas Vidas Salvamos? Quantos Acidentes Evitamos?

Pedimos, com gentileza e educação, para que os motoristas de nossa cidade tenham Consciência para cuidarem de suas condições de dirigibilidade e do estado de circulação de seus veículos, bem como Respeito aos Policiais Militares que executam, com profissionalismo, suas funções. Ninguém Sente Prazer em Apreender um Carro ou Moto Conduzida por um Trabalhador! Mas também não queremos que este trabalhador, metros após o bloqueio, perca a sua vida ou ceife esse bem (o mais precioso de nossa existência) de uma outra família.

POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO! POR MAIS FISCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS EM OSASCO! FOCO NA MISSÃO!

*Ten Cel PM Joaquim KEIDA Mendonça Ishy (Cmt do 14° BPM/M e Mestre em Ciências Policiais pelo CAES)

*Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Subcmt do 14° BPM/M e Doutor em Ciências Policiais pelo CAES)

*Cb PM ROGER Amorim Bastos (Aux da Seç Pessoal do 14° BPM/M e Tecnólogo em Ciências Policiais pela ESSd)

Foto: Polícia Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.