Neste sábado, 24 de fevereiro, das 08h às 16h, acontece o Mutirão de Combate à Dengue no Jardim Audir, em uma ação preventiva organizada pela Secretaria de Saúde de Barueri através do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ).
Serão mobilizados 19 Agentes de Controle e Prevenção às Endemias, utilizando camisetas e crachás de identificação, que circularão pelas ruas do bairro, que apresentou notificações de casos positivos de dengue. Eles orientarão os moradores sobre a doença, a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a aplicação de larvicida em pontos que não representem riscos pessoas e animais (caso necessário) e a eliminação de água acumulada.
A Prefeitura de Barueri à população que receba bem os agentes e que tire todas as dúvidas, já que 80% dos focos de dengue são encontrados dentro das residências. A contribuição de todos é primordial para acabar com a doença.
NOVAS EDIÇÕES
Além dessa edição, outros mutirões estão previstos em diversos pontos do município nos dias 16 e 23 de março e 6, 13, 20 e 27 de abril deste ano. Todo o cuidado é pouco, principalmente quando muitas cidades pelo país atuam contra esta endemia. Acompanhe o Portal e as redes sociais oficiais da Prefeitura de Barueri para saber onde serão as próximas ações.
Para o secretário de Saúde de Barueri, Milton Monti, a ajuda dos munícipes é fundamental para que todos saiam vitoriosos dessa batalha contra a doença. “Contamos com o apoio de toda população para eliminarmos os criadouros e vencermos a luta contra a dengue”, afirma.
DIVISÃO TÉCNICA DE CONTROLE DE VETORES – COMBATE À DENGUE
Os Agentes de Controle e Prevenção às Endemias atuam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da Dengue, mas também da Zika, Chikungunya e febre amarela. Eles realizam visitas domiciliares ao logo de todo o ano orientando os moradores sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito e de outras zoonoses.
FAÇA A SUA PARTE
A municipalidade age no combate à doença, mas você também pode ajudar com atitudes simples
– Elimine ou armazene de forma correta qualquer recipiente que possa acumular água;
– Cubra pneus;
– Fure os pratos de vasos de plantas;
– Atenção a recipientes que possam acumular água, como garrafas e vasilhas;
– Lave os bebedouros e comedouros de animais domésticos com esponja, água e sabão (essa limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por semana);
– Coloque o lixo para fora no dia e horário corretos da coleta;
– Utilize tela e tampas nas caixas d’água;
– Mantenha barris, tambores, tanques ralos sempre fechados;
– Atenção a vasos sanitários e caixas de descarga sem uso, eles devem permanecer fechados e secos;
– Limpar calhas e lajes, mantendo as saídas d’água desobstruídas.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
DENGUE
A doença é ocasionada por vírus, sendo ele transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela está dividida em quatro sorotipos diferentes. Essa transmissão acontece quando uma pessoa infectada é picada pelo mosquito que passa o vírus a uma pessoa saudável. Por isso o controle dos vetores é fundamental para a redução do contágio.
A pessoa contaminada pode apresentar os seguintes sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nos olhos, cansaço, náuseas, vômito, falta de apetite e erupções na pele.
Em alguns casos, a doença pode progredir para formas mais graves, associadas ao extravasamento grave do plasma e de órgãos, dor abdominal, aumento do fígado, hemorragias severas, levando à morte.
Ao detectar qualquer sintoma, procure o serviço de saúde imediatamente.
Fotos: Lourivaldo Fio/Secom