O Museu Municipal de Osasco está completando 48 anos. Fechado e abandonado há mais de quatro anos e sem manutenção, o prédio histórico vem se deteriorando como pode ser visto das ruas. E assim, vai desaparecendo da memória da cidade esse importante marco histórico da aviação nacional.
Há dois anos e meio esse grupo de osasquenses ligados à cultura luta pelo restauro do prédio e a reabertura do Museu. Pediram o tombamento do Chalé Brícola à Secretaria Estadual da Cultura e ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recentemente, o Instituto, ligado ao Ministério da Cultura, iniciou a análise técnica da solicitação e a expectativa pelo tombamento é grande.
Para reforçar esta luta, o grupo programou um abraço simbólico de aniversário, ao prédio do museu. E convida a população a participar do evento. Dia 30 de junho o museu completará 48 anos.
O ato também será o lançamento da campanha pelo reconhecimento de Osasco como o Berço da Aviação Nacional será no sábado, 22 de junho, das 10h às 12h, na Avenida dos Autonomistas, 4001, Jd. Alvorada.
O AVIADOR, O AVIÃO E O CHALÉ
O Aeroplano São Paulo foi projetado e construído pelo engenheiro autodidata e aviador Dimitri Sensaud de Lavaud. Filho de um imigrante francês, importante industrial da recém fundada Villa Osasco. Entusiasta do sucesso que Santos Dumont obteve em Paris, em 1906, ao realizar o primeiro voo em uma máquina mais pesada que o ar, Dimitri decidiu construir seu próprio avião.
Elegeu a casa dos pais, o Chalé Brícola, como seu escritório e oficina. Com a ajuda de um jovem mecânico de 18 anos, Lourenço Pelegatti, recém formado no Liceu de Artes e Ofício de SP, e a colaboração entusiasta de operários da empresa da família, Dimitri concretizou o seu sonho.
Construiu seu aeroplano todo em Osasco, com materiais quase 100% nacionais e com recursos apenas familiares. Somente o aço que reforçou as rodas foi importado. Num tempo em que a indústria apenas engatinhava no Brasil. O talento admirável do jovem que patenteou mais de 1200 inventos, compensou a falta de tecnologia.
Em 1974, a prefeitura de Osasco desapropriou o Chalé Brícola para recuperar o imóvel e nele instalar o futuro Museu da cidade, que foi inaugurado em 30 de junho de 1976. No ano seguinte, o então prefeito Francisco Rossi deu a ele o nome de Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud, em justa homenagem ao personagem que inscreveu Osasco na história da aviação.
Mas até hoje a cidade não preservou adequadamente esta história, nem o patrimônio cultural que a representa.
Reverter esse abandono é a luta do Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Osasco (Modephac).