Missa de posse do papa Leão XIV acontecerá domingo, 18 de maio

Compartilhe

O papa recém-eleito Leão XIV será formalmente empossado em cerimônia marcada para as 10h (horário local, 5h em Brasília) do domingo, 18, na Praça de São Pedro.

A data, divulgada nesta sexta-feira, 09 de maio, pelo Vaticano, marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

Ainda de acordo com a Santa Sé, neste sábado, 10 de maio, o papa se reúne com os cardeais. No domingo, dia 11, marcando sua primeira aparição pública após a eleição, estão previstas uma oração e uma saudação a partir da sacada da Basílica de São Pedro.

CONCLAVE

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado nesta quinta-feira, 08 de maio, ao mundo como o 267º papa da Igreja.

O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no dia 21 de abril.

O lema episcopal de Leão XIV é In Illo uno unum (Em um só somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”.

PAPA LEÃO XIV PEDE QUE IGREJA ILUMINE “NOITES ESCURAS DO MUNDO”

Ao celebrar sua primeira missa nesta sexta-feira, 09 de maio, o papa Leão XIV disse esperar que a Igreja atue como “farol que ilumina as noites do mundo”. “E isso não tanto pela grandiosidade de suas estruturas, mas pela santidade dos seus membros”, destacou, durante a celebração na Capela Sistina.

De acordo com informações do Vaticano, durante a homilia, Leão XIV se dirigiu aos cardeais presentes e convidou-os a refletir “sobre as maravilhas que o Senhor fez, sobre as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós por meio do ministério de Pedro”.

“O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo. Continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a boa nova, para anunciar o Evangelho.”

Em seguida, segundo comunicado publicado pela Santa Sé, o novo pontífice começou a ler um texto previamente preparado em que refletiu sobre uma frase que Simão Pedro dirige a Jesus, contida no capítulo 16 do Evangelho de Mateus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

“Essas palavras de Pedro, afirma o papa recém-eleito, expressam em síntese o patrimônio que há 2 mil anos a Igreja preserva, aprofunda e transmite através da sucessão apostólica. Ou seja, Jesus é o único Salvador e o revelador da face do Pai”, destacou o Vaticano.

“Hoje, não são poucos os contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo, destinada a pessoas débeis e pouco inteligentes; contextos em que a ela preferem-se outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer”, ressaltou Leão XIV.

Antes de concluir, o papa citou uma frase proferida por Santo Inácio de Antioquia quando caminhava para seu martírio: “Então, serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo”.

“Essas palavras, afirmou, recordam um compromisso irrenunciável para quem, na Igreja, exerce um ministério de autoridade: desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado gastar-se até ao limite para que a ninguém falte a oportunidade de O conhecer e amar”, ressaltou o Vaticano.

“Que Deus me dê esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja”, concluiu Leão XIV.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.