Metodologias Interativas de Treinamento: O presente e o futuro na qualificação do Policial Militar! – *Major PM Eduardo Mosna Xavier

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Há mais de 20 anos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) emprega a Interatividade como uma alternativa para Padronizar e Nivelar o treinamento numa Instituição com quase 80 mil profissionais com o dever de servir e proteger mais de 45 milhões de paulistas espalhados em 645 municípios. O pioneiro Programa de Vídeo Treinamento (PVT), ofertado aprioristicamente com DVDs gravados, hoje está disponível mensalmente na plataforma de Educação à Distância (EAD), da Diretoria de Educação e Cultura (DEC), universalizando conhecimentos operacionais e administrativos relevantes para a Instituição.

O grande desafio que se apresenta à Força Pública Bandeirante, rumo aos seus 200 anos, está na Oferta de Ferramenta Virtuais para a Disseminação de Treinamento em NíveL Local! Embora a disponibilidade gratuita de plataformas facilite a conexão simultânea de um grande número de pessoas, as Rotinas em Nível de Batalhão e de Companhia Territorial regem-se por uma especificidade singular, onde “receitas padrão”, muitas vezes, não se correlacionam diretamente com as necessidades de cada quartel.

Tal paradigma tem sido observado no 14° BPM/M, enquanto participa do Projeto-Piloto de preleção Virtual, iniciativa da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (CoordOp PM) que, por meio da plataforma Google Meet, oferta a oportunidade de reunir o efetivo de entrada/saída de serviço em todas as Cias, nas suas respectivas Salas de Aula, para a transmissão de conteúdo programático previamente analisado e aprovado pelo Comando de Força Patrulha (CFP) por, no máximo, 15 minutos. O Batalhão que protege a cidade de Osasco participa desta ação institucional desde o dia 14 de abril de 2025 e, mesmo com a aplicação num curto espaço de tempo, algumas observações práticas têm sido úteis para o uso efetivo desta ferramenta.

O Horário Específico de Preleções por Companhia tem sido um desafio considerável a ser superado para alcançar uma plena adesão no Projeto-Piloto. O 14° BPM/M possui três horários diferentes para a entrada/saída de serviço, baseados em momentos onde a quantidade de ocorrências por subárea permite a transmissão das novidades, a preparação das viaturas/equipamentos e o treinamento diário (não necessariamente desenvolvido nesta sequência), gerando um menor comprometimento no despacho de demandas pendentes e em andamento pelo Centro de Operações (COPOM).

Além disso, a rotina de cada Cia obedece um padrão estipulado conforme a Realidade Fática, perdurando de 30 minutos a 1 hora de duração, afetando diretamente o Tempo de Preleção. Por fim, a Conectividade com as Salas de Aula tem sido um obstáculo importante, já que é comum as interrupções por conta das oscilações do sinal da Internet, comprometendo consideravelmente a compreensão do conteúdo programado. Considerando a Importância desta Ferramenta e analisando sua Viabilidade, o Comando da Polícia Militar em Osasco, com a devida anuência e concordância dos níveis hierárquicos superiores, flexibilizou o Projeto-Piloto para seu uso no Treinamento Durante o Serviço (TDS), recurso que permite a reunião de algumas Unidades de Serviço durante o período para a transmissão rápida e eficaz de conhecimentos, habilidades e atitudes de natureza institucional. Tal iniciativa têm se apresentado mais apropriada com a Realidade Funcional desta unidade, com uma adesão média de 60% da Tropa de serviço. Ademais, os Comandantes de Cia, bem como o Comando de Batalhão,  passaram a ter um canal de comunicação direta com a Tropa, repassando ordens e orientações diretamente ao patrulheiro(a), Sem Intermediários, aumentando consideravelmente a Legitimidade das determinações.

Seja pelo PVT, TDS ou Preleção, é inquestionável a necessidade do uso das Plataformas Virtuais de Treinamento na contemporaneidade, permitindo a aplicação adequada do Tempo de Serviço para formar, qualificar, especializar, melhorar ou aperfeiçoar os Policiais Militares para as suas atribuições funcionais de natureza operacional e/ou administrativa.

Entretanto, também é necessária a Autonomia e a Flexibilidade dos Comandantes, desde o nível de Grupo Patrulha (CGP) até o Comando Geral (Cmdo G) para utilizar essas ferramentas conforme a Conveniência, Necessidade e Oportunidade, tríplice base analítica pregressa fundamental, aplicada Antes da escolha do tema de treinamento, do período a ser aplicado e, principalmente, da Plataforma a ser utilizada para tal mister. Pelo uso Consciente e Eficiente do Treinamento Virtual: Foco na Missão.

*Major PM Eduardo Mosna Xavier é Subcomandante do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP

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