As linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) funcionarão 24 horas de sexta-feira, 28 de fevereiro, para sábado, 1° de março; de sábado para domingo, dia 02, e de domingo para segunda-feira, 03 de março.
A ação é em decorrência da operação especial montada para atender o público que irá aproveitar o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, localizado na zona norte da capital paulista. Os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba têm previsão de término após as 5h da manhã.
Os foliões poderão embarcar e desembarcar nas estações Palmeiras-Barra Funda (Linha 2-Vermelha/ Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante) e Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) nesses dias, entre 28 de fevereiro e 03 de março, durante todo o período. A partir da meia-noite, as demais estações serão somente para desembarques e transferências. Nos outros dias do feriado, de segunda, dia 03, para terça-feira, dia 04, e de terça para quarta-feira, 05 de março, os serviços funcionarão nos horários normais: as linhas 4 e 5 de metrô, das 4h40 à meia-noite, e as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, entre 4h e meia-noite.
Com o intuito de garantir o conforto e a segurança dos usuários durante o período de folia nas estações, as concessionárias adotarão estratégias especiais, como treinamento das equipes com foco na segurança de todos os passageiros, atuando com a integração das ações de segurança junto ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom); atuação do pelotão feminino de agentes de atendimento e segurança (AAS), especialmente na prevenção ao assédio; readequação da escala de colaboradores para atender às estações de maior público; intensificação dos serviços de limpeza, principalmente nas estações mais impactadas; e reforço na comunicação visual e sonora para orientar o público.
Fonte: Agência SP