O Plenário da Câmara Municipal de Osasco aprovou nesta terça-feira, 11 de fevereiro, durante a 2ª Sessão Ordinária, uma proposta que visa incentivar a prática de esportes, recreação e lazer entre pessoas com mais de 60 anos.
De iniciativa do vereador Délbio Teruel (União), o Projeto de Lei 47/2024 institui no Calendário Oficial da cidade o Dia do JATIO – Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco.
Délbio Teruel – Foto: Ricardo Migliorini / CMO
O autor usou a Tribuna para explicar o projeto, que foca na melhoria da qualidade de vida da terceira idade, por meio da prática desportiva. “O que nós pretendemos é incluir a quinzena em que se realiza o evento no Calendário Oficial da cidade, torná-lo uma data marcada para sempre na história da cidade e garantir sempre a sua realização anual”, disse.
Criado em 2017, o JATIO é uma competição esportiva para a terceira idade que reúne participantes de Osasco e de municípios vizinhos. Na última edição, promovida em 2024, foram 14 modalidades esportivas e o evento contou com a presença de atletas de Osasco, cidades da região Oeste da Grande São Paulo e do ABCD.
Durante o processo de discussão da pauta, vereadores usaram a tribuna para declarar apoio ao projeto e frisaram a importância de ações de inclusão e promoção de saúde e bem-estar aos idosos.
Outro ponto debatido foi o envelhecimento da população no Brasil e no mundo – fato que agrava problemas como solidão e abandono na terceira idade. “É de extrema importância que nós tenhamos um olhar diferenciado para os nossos idosos”, declarou o vereador Alexandre Capriotti (PL).
Os vereadores aprovaram o projeto em primeiro turno, em votação simbólica e, antes de ser encaminhado para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), ele deve passar por nova votação na sessão da quinta-feira, 13 de fevereiro.
OUTROS PROJETOS
O plenário também aprovou outros dois projetos de decreto legislativo (PDL) de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Pode) nesta terça-feira.
Lúcia da Saúde – Foto: Ricardo Migliorini / CMO
O PDL 34/2024 trata da concessão de Cartão de Prata à professora e escritora Rosângela Moura. Já o PDL 49/2024 dispõe sobre a concessão da mesma honraria ao pastor Elias Gomes, da Igreja Pentecostal Ato de Fé. As duas propostas receberam 18 votos favoráveis.
Foto: Divulgação / PMO