A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal), concluiu com êxito o V Seminário de Patrulhamento Tático. O evento também apresentou os novos formandos da tropa auxiliar de choque, o PATAMO (Patrulha Tática Móvel).
A aula inaugural do 9° curso de PATAMO iniciou com guardas de 34 municípios do Brasil, além de um policial com cidadania uruguaia.
O intuito da formação é capacitar os participantes, debatendo sobre procedimentos e treinamentos que devem ser aplicados nas equipes de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).
O curso também contou com a participação de lideranças de autoescala referentes à defesa da pátria (Exército) e forças ostensivas (Polícia Militar), buscando mostrar companheirismo e auxílio direto, descrevendo o bordão com praticidade: “Força e Honra”.
O seminário de Patrulhamento Tático visa preencher as lacunas que são deixadas na formação básica por meio de um aprimoramento das aulas que os graduandos praticam.
Na ocasião, os participantes acompanharam diversas palestras ministradas por policiais federais.
TEMAS MINISTRADOS
A evolução dos crimes violentos no Brasil;
A importância dos treinamentos na GCM;
APH Tático;
Atirador designado;
História da ROMU;
Sobrevivência policial.
Ambos os eventos (seminário e abertura do 9° curso de PATAMO) mostram que a doutrina de Patrulhamento Tático vem se consolidando na cidade.
Foto: Secom PMJ