Itapevi promove Campanha Maio Amarelo 2025

Compartilhe

A Prefeitura de Itapevi promove o movimento Maio Amarelo 2025, alinhando-se ao tema nacional “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A iniciativa tem como objetivo despertar nas pessoas um sentimento de responsabilidade e cuidado mútuo pelas ruas e avenidas da cidade, colocando o comportamento humano como centro do problema e da solução para reduzir os acidentes de trânsito.

A proposta é refletir sobre as marcas que a desatenção no trânsito pode deixar na vida das pessoas.

Dentre as ações promovidas na cidade, a Prefeitura realizará palestras educativas nas escolas da rede municipal de ensino, conduzidas pelas equipes de Educação no Trânsito. Também serão distribuídas cartilhas sobre segurança no trânsito e talões de multas simbólicas para reforçar o aprendizado de forma lúdica entre os alunos.

Para o Prefeito Marcos Godoy, o Teco (Podemos), a iniciativa visa dar mais segurança à população. “Convidamos todos os cidadãos a participarem das atividades do Maio Amarelo 2025, reforçando a importância da responsabilidade individual para a construção de um trânsito mais seguro e humano”, destaca.

Além disso, serão realizadas blitzes educativas nas principais vias e avenidas, com distribuição de folhetos informativos sobre prevenção de acidentes e antenas corta-pipas, com o objetivo de aumentar a segurança dos motociclistas.

A campanha de sensibilização terá um impacto abrangente, especialmente nas principais vias de acesso, com o intuito de conscientizar motoristas sobre os cuidados necessários no trânsito.

MOVIMENTO MAIO AMARELO

Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional que busca envolver o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil na discussão sobre a segurança viária, visando à redução de acidentes e mortes no trânsito. A escolha do mês de maio remete à Década de Ação para Segurança no Trânsito, estabelecida pela ONU em 11 de maio de 2011, enquanto a cor amarela simboliza atenção e advertência no trânsito.

DADOS ALARMANTES

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, até 2030, 2,4 milhões de pessoas poderão morrer em decorrência de acidentes de trânsito, tornando-se a quinta maior causa de mortalidade global. Por hora, seis pessoas morrem por sinistros de trânsito no Brasil.

O Brasil ocupa a terceira posição mundial em número de mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e da China. No país, os óbitos por acidentes de trânsito representam a oitava principal causa de morte.

O prefeito anterior, Igor Soares, enquanto deputado estadual, foi autor da Lei Estadual 873/2015, que instituiu o mês “Maio Amarelo” dedicado à prevenção e combate à violência no trânsito, reforçando o compromisso de Itapevi com a segurança viária.

Foto: Divulgação/PMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.